Alunos da rede pública de ensino de Cachoeiras de Macacu participam de plantios de mudasDivulgação

Pelo terceiro ano consecutivo, Cachoeiras de Macacu conquistou a 1ª posição do estado do Rio no Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA) do ICMS Ecológico em 2024. Isso significa que o município está se destacando em ações de preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável do município. O resultado influencia no Índice de Participação dos Municípios, ou seja, em quanto será distribuído ao município dos 25% do ICMS que o Governo Estadual destina para o programa.
Criado para impactar positivamente a qualidade ambiental dos municípios, o ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que garante às prefeituras que investem em boas práticas ambientais uma fatia maior do ICMS repassados a elas. No Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA) – que determina o valor do repasse para o município –, Cachoeiras de Macuco alcançou 4,71338.
O município também se destacou pelo segundo lugar no Índice de Mananciais (IMA), atrás apenas de Rio Claro, em terceiro no Índice de Qualidade do Sistema de Meio Ambiente e em quinto lugar no Índice de Área Protegida.
 
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.