Rodrigo Carneiro diz que Campos ainda tem algumas vacinas e faixas etárias abaixo da meta estabelecida Foto Divulgação
Segundo o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Supav), Rodrigo Carneiro, com a medida, a Secretaria Municipal de Saúde se empenha para que o município volte a ter a cobertura vacinal acima dos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde.
“A campanha é destinada à atualização da caderneta vacinal das crianças e adolescentes com idade entre 2 meses e 15 anos, 11 meses e 29 dias. E, desta vez, a ação acontece na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Prazeres, das 9h às 12h”; Carneiro afirma que o município vai seguir com diferentes estratégias para aumentar a cobertura vacinal.
“Tivemos êxito no segundo semestre de 2022, quando implementamos a vacinação nas escolas, abrindo UBSs aos finais de semana, busca ativa domiciliar, os Dias D, e, então estamos seguindo com essas estratégias”, diz o subsecretário, assinalando: “reformamos para a população a importância da adesão ao esquema básico de vacinação”.
Segundo Carneiro, Campos ainda tem algumas vacinas e faixas etárias abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 90% para algumas vacinas e 95% para outras: “por isso, temos que intensificar a vacinação principalmente para os menores de 5 anos”, pontua.
O médico explica que, pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), crianças acima dos 2 meses de vida podem receber a VOP (vacina pólio oral) e VIP (vacina inativada pólio), Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, Varicela, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, DT, DTP e Febre Amarela.
Está programado que na ação deste sábado também serão ofertadas as vacinas contra a Covid-19 para o público acima dos 6 meses, onde as crianças e adolescentes poderão receber as 1ª, 2ª e 3ª doses sempre respeitando as recomendações do Ministério da Saúde quanto ao imunizante, faixa etária e intervalos entre uma dose e outra.
“Além dos residentes no local da vacinação, moradores de bairros vizinhos também podem levar seus filhos para serem imunizados”, orienta a coordenadora de Imunizações da secretaria, Amanda Carvalho, lembrando: “para que a criança seja vacinada, o pai ou responsável deve apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação das crianças e dos adolescentes”.
Na Força-tarefa de Multivacinação realizada no ano passado, as equipes percorreram sete bairros (IPS, Parque Aurora, Penha, Parque Imperial, Parque Aldeia I, Parque Rodoviário e Jardim Carioca), totalizando 1.204 doses de vacinas aplicadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.