Secretário Paulo Hirano afirma que com a expansão do Samu, Campos passa a ser pólo regional do programa Foto César Ferreira/Secom

Campos - O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, não pode cumprir agenda em Campos dos Goytacazes nesta terça-feira (28), pelos 188 anos da cidade; mas, além de nove ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), está presenteando o município com a construção, em parceria, de uma Clínica de Hemodiálise em anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG), que terá o nome de Francisco Paes, pai do vice-prefeito Frederico Paes, que era paciente renal.
Cláudio Castro foi representado pelo vice-governador Thiago Pampolha, e o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior (Dr. Luizinho). O ato aconteceu na Praça São Salvador, onde foi anunciada também a criação de uma Central de Atendimento do Samu no município; antes, houve hasteamentos das bandeiras do município, do estado e do Brasil.
A comitiva visitou à segunda etapa da obra do novo HGG; estavam presentes, ainda, o vice-prefeito Frederico Paes, primeira dama Tassiana Oliveira, secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, prefeitos da região, vereadores, deputados e várias outras autoridades do município e estaduais.
As ambulâncias entregues fazem parte do programa "Samu 100% RJ", que está disponibilizando 249 veículos aos 92 municípios do estado para renovação e extensão da frota; trata-se de um investimento geral de R$ 87,4 milhões.
Segundo Dr. Luizinho, o Governo do Estado irá repassar integralmente o valor de custeio do serviço, por um ano, às cidades contempladas: “O aumento da frota do Samu vai ajudar todos os municípios fluminenses”.
Na visita ao HGG, o vice-governador do, Thiago Pampolha elogiou a estrutura e a nova etapa das obras, que consiste em reforma e ampliação, em especial, o projeto da Clínica de Terapia Renal, que será construída anexa ao hospital.
O vice-governador ressaltou que o Estado vem aportando recurso para Campos, em especial direcionados à Saúde, em parceira: “Nós apoiamos as famílias aqui que muitas vezes não tem o que comer, através do Restaurante do Povo, com 1.500 refeições diárias, a reforma do 8º Batalhão, hoje aqui, com a entrega dessas ambulâncias, para toda a região”.
Wladimir destacou que além das ambulâncias, o Estado está destinando R$ 2 milhões para a construção da sede do Samu em Campos: “Como sempre gosto de destacar, eu acredito muito no diálogo, na parceira, e tem sido assim que nós estamos conseguindo avançar”.
Paulo Hirano observou que, com a construção de uma Clínica de Hemodiálise e a expansão do Samu, Campos passa a ser pólo regional do programa: “Para o município são nove ambulâncias, e agora vamos dar um ‘upgrade’ para podermos atender com mais celeridade aos doentes que necessitam da rede pública de urgência e emergência”.
Na abertura dos atos de hoje pelo aniversário da cidade, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino cantou o Hino Nacional e o Hino de Campos, com Wladimir Garotinho tendo sido convidado a cantar um louvor. A programação consta ainda de inauguração da Policlínica de Baixa Grande; reinauguração da Vila Olímpica do Jóquei Clube; Apresentação de Gala da Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, sob a regência do maestro Brian Fleming no Teatro Trianon.