Meta da Secretaria de Saúde de Campos é imunizar 90% do público-alvo da abertura até o dia 23 de abril Foto César Ferreira/Secom
Em Campos dos Goytacazes (RJ), a Secretaria Municipal de Saúde contabiliza que os quatro grupos prioritários da etapa de abertura totalizam 127.621 pessoas; a meta é imunizar 90% até o dia 23; posteriormente, serão incluídos novos grupos.
O superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, Charbell Kury, explica que o objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população-alvo para a vacinação. Ao todo são 10 postos de vacinação, sendo quatro exclusivos para idosos.
“A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade”. Charbell destaca que “a campanha de vacinação contra a Influenza é uma preparação para o inverno, quando aumenta de maneira significativa a circulação de muitos vírus respiratórios, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador de bronquiolite nos bebês e de outras pneumonias virais”.
O médico é taxativo: “Se tem vacina contra a gripe e contra a Covid, vamos nos proteger”; ele ressalta que um estudo feito nos Estados Unidos com pacientes internados por influenza, 50% deles tinham problemas cardíacos, 40% eram obesos e 30% portadores de doenças pulmonares crônicas como asma.
“Quando comparados os internados por Covid-19 com os internados por gripe, os que foram acometidos pela gripe apresentaram quadros mais graves do que por Covid-19”, enfatiza o superintendente, reforçando: “Isso mostra que a gripe é uma doença que tem morbidade e letalidade maiores nos pacientes internados e com comorbidades”.
Um exemplo apontado pelo médico é a asma: “Aqueles que sofrem com essa doença crônica e pegam gripe internam muito mais do que os asmáticos que contraem Covid”, diz Charbell, alertando para a importância de as pessoas serem vacinadas contra a Influenza.
“Quem tem alergia à proteína do ovo deve agendar a vacina no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona na secretaria de Saúde”, orienta, acrescentando: “A vacina influenza é trivalente e protege contra as cepas Sidney da H1N1, a Darwin da H2N3 e a tipo B, linhagem Victória”.
Segundo o médico, para receber o imunizante é necessária a apresentação da identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina: “No caso das gestantes, deve-se acrescentar o cartão pré-natal; já para puérperas são exigidos, a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.