A riqueza dos recursos hídricos existentes em Campos tem maior concentração no Rio Paraíba Foto César Ferreira/Secom

Campos – Durante três dias, a partir desta terça-feira (11), a consolidação de parcerias e atividades nos setores de gestão das águas e de meio ambiente estará sendo alinhavada, em Campos dos Goytacazes (RJ), através do IV Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul.
Quem promove é o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, com apoio da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), Prefeitura de Campos, Associação Brasileira de Recursos Hídricos e Instituto Federal Fluminense (IFF).
Será realizado no campus Centro do IFF, a partir das 8h30 e tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências entre seus participantes, dentro de proposta que se resume em aprimoramento de estudos e melhoria de resultados. As inscrições podem ser feitas até amanhã.
Na opinião do subsecretário municipal de Meio Ambiente, René Justen, é fundamental que o Simpósio seja realizado no Estado do Rio, especialmente na cidade de Campos, “diante da localização, junto a Foz delta, a expressiva área territorial e a complexidade da grandeza e da riqueza dos recursos hídricos existente no município".
Justen defende um monitoramento para se estabelecer os critérios de uso da água: "Precisamos monitorar a bacia hidrográfica do Paraíba para estabelecermos os critérios de uso da água e obtenção de dados para formação de fundamentos para se apropriar de informação consistentes”.
O subsecretário acredita que, a partir de então, poderá se ter posição solida nas discussões sobre a crise hídrica no Estado em relação ao abastecimento da Região Metropolitana, através do Rio Paraíba do Sul e junto aos projetos de barragens a serem propostos na bacia.
A viabilização de projetos na região serrana de Campos está nas possibilidades desenhadas por Justen, com foco na recuperação da bacia do Valão da Onça e revitalização da bacia do rio Preto, através de revegetação das áreas de recarga.
O secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto, lembra que no programa de governo do prefeito Wladimir Garotinho já existia uma proposta sobre a situação hídrica do município: “Penso que esse momento é muito importante para a Defesa Civil; o corpo técnico estará presente em todas as oficinas disponibilizadas”.
“Tenho a certeza se que isso engrandecerá e muito o trabalho da Defesa Civil no município, pois vamos ampliar a nossa visão sabendo exatamente a importância do tema dentro de um contexto de risco da nossa região”, pontua Pascoutto. O tema a ser colocado em discussão no simpósio será “Plano de Bacia e Segurança Hídrica”.
A Secretaria de Comunicação (Secom) traz detalhes sobre as inscrições no portal da prefeitura; a postagem resume que, além de promover importantes debates com especialistas e profissionais ligados à gestão de recursos hídricos, o evento abrirá espaço para alunos e professores pesquisadores apresentarem seus trabalhos acadêmicos relacionados ao tema.
A Secom adianta que a Subsecretaria de Meio Ambiente apresentará um trabalho em conjunto com a AGEVAP sobre a recuperação da Bacia do Baixo Rio Preto; “já a Defesa Civil apresentará um trabalho que terá como tema a Central de Monitoramento e a Influência dos afluentes no processo de controle de segurança hídrica no município de Campos”.