A reunião aconteceu na noite dessa terça-feira, no auditório da Associação Comercial de Campos Foto Divulgação

Campos – Medidas de melhoria e modernização na infraestrutura, que possam refletir no fortalecimento do turismo, comércio e serviços de Campos dos Goytacazes (RJ) acabam de ser discutidas pela sociedade civil organizada com o governo municipal.
A proposta gerou uma reunião, na noite dessa terça-feira (25), na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), reunindo representantes de entidades dos setores produtivos e do Porto do Açu; além dos secretários municipais Cláudio Valadares (Urbanismo e Mobilidade Urbana) e Mauro Silva (Desenvolvimento Econômico).
As demandas envolvem infraestrutura de dos bairros e distritos; revitalização do centro comercial; alteração no Plano Diretor, de forma que possa permitir ampliação e construção na área central de prédios residenciais e comerciais.
Na mesma linha de observações estão melhorias das praças; reposição de lâmpadas na rede pública; transporte público, reforço no policiamento 24 horas; e recuperação das estradas vicinais.
Na opinião do presidente da Acic, Fernando Loureiro, além de fortalecer e promover atrativos turísticos nos aspectos naturais, culturais e religiosos, as medidas podem melhorar a qualidade de vida da população e atrair novos investidores para o município.
Mauro Silva avalia como importantíssima a iniciativa da sociedade civil organizada: “É satisfatória a participação em discussões que visam contribuir para o interesse público; muito mais ainda, quando se observa que a pauta tem a ver com ações que o governo municipal já desenvolve”.
O secretário pontua que a infraestrutura tem sido uma das prioridades do prefeito Wladimir Garotinho, por meio do Bairro Legal, em parceria com o governo do Estado; destaca também que a reestruturação do distrito da Codin está sendo alinhavada.
“Nossas praças e a iluminação pública estão inseridas no projeto Bairro Legal, assinala Mauro, reconhecendo: “Sabemos que há ainda demandas a serem cumpridas e só temos a agradecer pela iniciativa da sociedade civil de também estar na parceria conosco por uma Campos ainda melhor”.
Segundo a assessoria de imprensa da Acic, durante a reunião, Cláudio Valadares afirmou que “apesar do pré-projeto do Plano Diretor (que é abrangente) estar avançado, não está engessado; ou seja, está aberto ao diálogo e alterações de acordo com as necessidades dos diversos setores”.
Fizeram parte das discussões, ainda: representante do Sebrae, Guilherme Reiche; gerente do Sest/Senat, Marcos Peres; diretor do Porto do Açu, Wanderson de Souza; e o arquiteto Victor Aquino. O presidente do Sindivarejo, Maurício Cabral, defendeu “um projeto macro econômico para os próximos 20 anos para Campos”.