Servidores receberam informações a respeito do funcionamento dos equipamentos de defesaFoto Secom/Divulgação

Campos – Por iniciativa da Secretaria de Políticas Para Mulher, servidores públicos do governo municipal de Campos dos Goytacazes (RJ) foram orientados a identificar uma possível vítima de violência e saber como agir. O assunto foi tratado na manhã desta terça-feira (25), por conta do “Dia Laranja”.
O evento aconteceu no auditório da sede da prefeitura, com proposta de formar agentes multiplicadores em prol do fim da violência contra mulheres e meninas. O esclarecimento é feito pela subsecretária, Josiane Viana.
Segundo a subsecretária, durante a ação, os servidores receberam informações a respeito do funcionamento dos equipamentos de defesa da mulher, entre eles o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mercedes Baptista (Ceam), Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam).
Outras alternativas são Patrulha Maria da Penha e Programa Empoderadas, que deu dicas de defesa pessoal. Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também participaram do evento.
“A rede de enfrentamento passa por diversas esferas da sociedade e acontece em todas as classes sociais”, observa o Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carneiro, ressaltando: “Dentro das ações da secretaria, vemos muitas mulheres em situação de violência, física, psicológica, de assédio e diversas formas”.
Na opinião do secretário, o “Dia Laranja” é mais uma semente que será semeada e multiplicada. A importância dos trabalhos e equipamentos disponibilizados pelo governo municipal é destacada pela inspetora de Polícia Civil da Deam, Luciana Manhães.
“Em 2022 tivemos uma média de 130 registros mensais de violência doméstica. Nestes primeiros meses de 2023 já batemos 220 registros mensal”, contabiliza, acrescentando que no ano passado foram cumpridos 47 mandados de prisão contra agressores de mulheres e, até abril deste ano, realizamos 27 mandados.
“Se não fosse a participação da prefeitura com a convocação da sociedade civil de fornecer esse aparato que a polícia não consegue oferecer, dificilmente não poderíamos atender com tanta eficácia”, diz a inspetora, confirmando: “É de muita valia todo esse apoio que a subsecretaria nos fornece”.
A Secretaria de Comunicação (Secom) explica que, tradicionalmente, o “Dia Laranja” acontece em 25 de novembro, porém, em Campos, é lembrado todos os dias 25: “A medida se deu por meio da Lei 9.201, de 25 de agosto de 2022, de autoria da Subsecretaria, que instituiu que a data e a integra ao calendário oficial de eventos do município”.