Grande estoque do camarão estava armazenado no chão, sem nenhuma condição de higiene Foto Divulgação

Campos - Comercialização de produtos perecíveis, estocados de forma irregular, mão de obra análoga a escravo e crimes ambientais foram flagrados em frigoríficos na praia do Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, nessa quarta-feira (26).
Os flagrantes foram dados, durante operação em conjunto da Polícia Federal (PF), Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho e Vigilância Sanitária (Visa) Municipal; cerca de seis toneladas de camarão processadas e estocadas em condições insalubres foram apreendidas.
De acordo com a Polícia Federal, a ação foi preventiva, resultante de várias denuncias. Um dos frigoríficos clandestinos já estava interditado por ordem judicial: “As equipes encontraram grande quantidade de camarão salgado sendo defumado em condições inadequadas de processamento”, diz nota da PF.
Grande estoque do crustáceo estava armazenado diretamente no chão, sem nenhuma condição de higiene e sem proteção contra vetores ou contaminantes: “O produto era proveniente de pesca, prática que está proibida até o dia 30, devido ao período de defeso”.
Os responsáveis pelo frigorífico não foram encontrados; impróprio ao consumo humano, todo o material foi apreendido e descartado no aterro sanitário de Campos. Diante do que a operação detectou, a Vigilância Sanitária está alertando o consumidor a somente adquirir produtos de origem animal devidamente registrados.