Hirano participou de duas reuniões sobre infecções por hepatite C e da Semana de Capacitação Foto Divulgação

Campos – Definição de estratégias conjuntas com o objetivo de diminuir a intensidade, com relação aos casos de soroconversão para hepatite C de nove pacientes de hemodiálise do Hospital Santa Casa de Misericórdia leva o governo de Campos dos Goytacazes a recorrer ao governo do Estado.
Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde informa que foi comunicada na tarde de terça-feira (25), dos casos: “Imediatamente, foram acionadas as equipes de Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) e a Vigilância Sanitária do município”.
Na sequência, a nota diz que fez contato com as equipes da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ), visando avaliar o cenário e definir condutas a serem adotadas. “Foram realizadas duas reuniões virtuais nessa quarta-feira (26) entre técnicos das áreas da Vigilância e da Assistência da SES/RJ e da equipe de Campos”, ressalta a nota.
A expectativa é de que, ainda nesta quinta-feira, uma equipe do setor de saúde pública do Estado esteja em Campos para as providências junto à secretaria municipal. Sorológicos são testes de imunoensaios que identificam anticorpos produzidos pelo organismo humano ao entrar em contato com o vírus da hepatite.
De acordo ainda com explicação médica, o sorológico se torna positivo, em um período de dois a seis meses depois da constatação de uma infecção aguda. No entanto, há a ressalva de que o teste reagente não quer dizer que a doença seja ativa.
CAPACITAÇÃO - Paralelo às providências em torno da situação registrada na Santa Casa, o governo deu mais um passo pela qualidade da saúde pública do município, ao capacitar as equipes do setor, através da I Semana Municipal de Capacitação Profissional em Humanização no Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O treinamento aconteceu na noite dessa quarta-feira, na Faculdade de Medicina, para cerca de 200 servidores de saúde, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de outros setores.
Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Municipal, a iniciativa também foi marcada pelo sorteio de bolsas de estudo, entre os profissionais, para cursos de qualificação, e a entrega simbólica de tablets a Agentes Comunitários de Saúde de duas unidades.
Ao entregar os equipamentos, o secretário Paulo Hirano foi sucinto: "Por meio dos aparelhos, os dados coletados dos pacientes durante as visitas serão enviados, simultaneamente, ao Ministério da Saúde, garantindo, assim, o repasse de verbas, condição ligada a informações prestadas pela equipe da Atenção Básica”.
Hirano enfatizou: “Essa entrega é mais um dos compromissos assumidos pelo prefeito Wladimir Garotinho que estamos cumprindo". A Semana de Capacitação foi aberta pelo secretário, juntamente com o superintendente da Rede Campos de Saúde Pública, Charbell Kury.
Também participaram o diretor de Atenção Básica, Benedito Pereira Martins; subsecretário de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro; diretora dos Programas de Saúde, Francielle de Oliveira Lima; coordenador do NEPS, Antônio Salim Khouri; secretário de Administração, Wainer Teixeira; e diretor de Gestão de Pessoas, Nilo Sérgio.