As Secretarias de Saúde de Campos e do Estado assinam nota esclarecendo motivos da interdição Foto César Ferreira/Secom

Campos – A constatação dos casos de soroconversão para hepatite C de nove pacientes de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes (RJ), na última terça-feira (25), caracteriza um surto da doença no setor do hospital.
A constatação foi oficializada nesta sexta-feira (28), por iniciativa da Secretaria de Saúde do Município, que após ter tomado conhecimento da situação, acionou as equipes de Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Atenção Básica e a Vigilância Sanitária do município.
As articulações aconteceram nessa quinta-feira, com a realização de duas reuniões visando avaliar o cenário e definir condutas a serem adotadas; o caso foi levado ao conhecimento da Secretaria Estadual de Saúde, que enviou uma equipe a Campos, nesta sexta.
A direção da Santa Casa afirma, por meio da rede social, que os pacientes não foram positivados no hospital; que os exames só deram negativo na chegada deles, “porque o tempo em que o vírus da hepatite C fica circulando no organismo sem aparecer para exames é de até sete semanas.
O diretor Cleber Glória afirma que tão logo os pacientes foram positivados na Santa Casa, houve o comunicado às instâncias de saúde municipal e estadual. A Secretaria de Saúde de Campos confirma e expõe as providências adotadas em conjunto com o mesmo órgão estadual, que contrariam os argumentos do diretor.
Após a visita técnica da equipe dos setores de Vigilância em Saúde do Estado, juntamente com profissionais dos mesmos departamentos de Campos, nesta sexta-feira, houve a decisão em conjunto pela interrupção do setor de hemodiálise da Santa Casa, esclarecida em nota oficial.
Diz a nota: “A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, após a visita técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), através dos seus setores de Vigilância em Saúde e os mesmos departamentos da SMS, nesta sexta-feira (28), chegou-se à conclusão que se trata de um surto de Hepatite C no setor de hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia, que precisa ser interrompido.
Foram adotadas as seguintes medidas em conjunto Estado/Município para mitigar os efeitos desse surto:
1 – A interrupção do fluxo de novos pacientes para o serviço de hemodiálise;
2 – Transferências progressivas de todos os pacientes para a rede de assistência de Terapia Renal Substitutiva (TRS);
3 – Iniciar na próxima semana o tratamento medicamentoso dos pacientes com a conversão sorológica da Hepatite C;
4 – Busca ativa de todos os pacientes submetidos à hemodiálise nos últimos oito meses para identificação, orientação e tratamento, se necessário.
A SES e o município continuarão monitorando e interferindo na assistência plena aos pacientes.
Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde”.
NOVO BOLETIM - A Secretaria Municipal de Saúde também continua atenta à questão do Coronavírus e divulgou boletim nesta sexta-feira, apontando que não foi registrado nenhum óbito nos últimos sete dias gerado por Covid-19”, registra a secretaria.
“O município está na Fase Branca, ou seja, Nível I do Plano de Retomada das Atividades Econômica e Social”, assinala o boletim. A recomendação da secretaria é para que “continue sendo usada máscara de proteção facial individual para circulação em locais fechados públicos e privados por quem esteja com vacinação incompleta, principalmente, idosos acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas”.