Programação foi aberta nessa segunda-feira e será encerrada na sexta, com temas variados Foto Divulgação

Campos – Promoção de saúde e prevenção de doenças é o que o governo municipal está desenvolvendo junto aos alunos e profissionais da rede pública, em Campos dos Goytacazes (RJ). As ações são diferenciadas, programadas para toda a semana, como parte do Programa Saúde na Escola (PSE), envolvendo as Secretaria de Educação e de Saúde.
Nessa segunda-feira (08), foi abordado o tema “Entendendo a violência para prevenir, proteger e promover saúde”, para alunos da Escola 29 de Maio, nas dependências da Faculdade de Medicina de Campos.
No mesmo dia, os técnicos do PSE desenvolveram “Eu digo não: Prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes” na Vilmar Cava Barros, no Jóquei Clube, e no Ciep Maestro Villa Lobos. O tema também é focalizado nesta terça-feira (09), na Creche Francisco Alves Dias.
Já para a Professor Walter Siqueira foi programado “Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens”; a Escola Pequeno Jornaleiro é contemplado com projeto contra obesidade infantil; e acontece vacinação na Creche Enéas Tavares Trindade.
Segundo o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, nesta quarta-feira (10), o programa vai promover Vacinação Itinerante na CEM Álvaro Ribeiro das Neves (Nova Canaã); Projeto “Construindo Valores”, na Escola Prisco de Almeida; “Desenvolvendo Habilidades” na Walter Siqueira; e “Tudo bem se Emocionar”, na Escola Francisco de Assis.
“Na quinta-feira (11) haverá vacinação Itinerante na Creche Vera Prettyman, em Santa Cruz; e fonoaudiologia na Baixada Campista”, aponta Oliveira, incluindo projeto sobre emoções na Escola Ferroviário Jacy Barbeto.
Em parceria com a Defesa Civil, vai acontecer ”Capacitação em Escape Escolar – Corpo Docente”, na Prisco de Almeida; enquanto sexta-feira (12), os alunos da Mario Barroso vão receber o “Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente”.
Fechando a semana, estão definidos vários projetos para a Wilmar Cava Barros; entre eles, “Tudo bem se emocionar” e “Aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente”. Na opinião de Oliveira, as ações representam uma ferramenta essencial.
“Esses trabalhos assumem um papel fundamental na nossa sociedade”, aponta o coordenador comentando que o PSE leva informação e conhecimento aos alunos, profissionais e responsáveis sobre como cuidar melhor da saúde, principalmente de maneira preventiva.
“Ao focarmos em informação e prevenção, é possível evitar doenças, usufruindo de uma vida com mais saúde e qualidade, sendo objetivo do PSE a contribuição para a formação integral dos estudantes com essas ações”, resume Oliveira. O PSE foi instituído pela então prefeita Rosinha Garotinho, em 12 de outubro de 2009.
O coordenador enfatiza que o programa visa formar cidadãos mais conscientes e informados sobre o autocuidado em saúde: “Além desta proposta, desenvolve ações de assistência à saúde dos educandos, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos, promovendo ações educativas sobre saúde na escola”.