As manifestações mais expressivas aconteceram durante visita à TEC Incubadora, na Uenf Foto Cláudia Alcântara/Divulgação

Campos – O potencial diversificado para desenvolvimento na área tecnológica, em Campos dos Goytacazes (RJ), desperta interesses maiores no governo estadual. No início desta semana, a subsecretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Marina Esteves, fez uma visita técnica a vários pontos de Campos, acompanhada do superintendente de Inovação, Maurício Guedes; do especialista em fertilizantes, Pedro Veillar; e do assessor Luis Mário Concebida.
Recepcionados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, eles ficaram impressionados com a capacidade dos cientistas: “Parafraseando o professor Maurício Guedes, Campos é uma Fábrica de Fábricas; essa vertente estabelecida pelo prefeito Wladimir Garotinho, essa parceria vai render bons frutos para o município”, analisa Mauro.
O secretário faz referências ao contato de Wladimir com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Vinícius Farah: “A iniciativa do prefeito, integrando Campos com a Secretaria de Estado e trabalhando para desenvolver a inovação, é muito importante; o polo tecnológico, e com certeza a secretaria estadual, têm muito a contribuir”.
O primeiro ponto da visita foi a TEC Incubadora, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); em seguida, a comitiva esteve no Polo de Tecnologia do Instituto Federal Fluminense (IFF); Universidade da Baixada (em Baixa Grande); Companhia de Desenvolvimento das Indústrias (Codin); Travessão, onde se estuda a instalação do Distrito Empresarial; e Palácio da Cultura, para conhecer o Centro de Ciência e Tecnologia.
Impressionada com as constatações, Marina Esteves avalia: "Campos é um polo de conhecimento sem dúvida nenhuma; mas a gente acaba de descobrir mais uma ponta; mais uma possibilidade por conta, inclusive, do Centro de Referência de Fertilizantes que a gente já tinha conversado com o prefeito; vamos trazer um polo avançado para cá”.
Ao comentar declaração de Wladimir em que considera Campos “um diamante bruto”, a subsecretária adianta: “Vamos começar a lapidar". Na opinião de Maurício Guedes, existe uma vocação clara para o mundo do Agro, para a biotecnologia, além de outras áreas.
“A secretaria estadual tem programas que podem ser desenvolvidos em Campos”, aponta Guedes observando: “O secretário (Vinícius Farah) já anunciou o programa de remodelação dos distritos industriais da Codin, a criação de novas áreas ou distritos empresariais e nós temos também o programa dos hubs de inovação, que são similares aos parques tecnológicos, talvez com conceito mais abrangente”.
Sobre o Centro de Excelência em Fertilizantes, Guedes expõe que é uma iniciativa que “faz parte do Plano Nacional de Fertilizantes, que vai instalar na cidade do Rio de Janeiro um centro de excelência que polos espalhados pelo estado". As manifestações aconteceram durante visita à TEC Incubadora.
"É muito importante apontar que hoje existe um ambiente de alinhamento dos governos municipal, estadual e federal, cuja pauta é o desenvolvimento econômico da nossa região”, destaca o presidente da TEC Incubadora, Henrique da Hora; para ele, “isso cria um ambiente propício para que empresas inovadoras aconteçam, que a economia se diversifique e se consiga identificar boas pautas em cima da inovação”.
Também participaram da visita à TEC Incubadora: subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e PPPs, Felipe Knust; assessor de gabinete, Eduardo Crespo; diretor de Relações Institucionais do Porto do Açu, Wanderson Primo de Sousa; professor Gonçalo Apolinário de Souza Filho, da Uenf; além dos representantes da TEC, Edson Terra, Adriana Crespo e Tulio Baita.