No Farol de São Thomé, membros do Centro de Monitoramento de Desastres acompanham o nível das ondas Foto Sheila Leal/Divulgação

Campos – Da tarde desta quarta-feira (14) à noite de sexta (16), a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes (RJ) estará em alerta, para a possibilidade de ocorrência de ressaca na região litorânea do município.
A mesma medida será adotada pela Defesa Civil de São João da Barra; em ambos os municípios a previsão é de ondas atingindo até 2,5m de altura com direção a Sul/Sudeste. A recomendação aos pescadores é evitar sair com as embarcações ao mar nesse período.
O Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) de Campos explica que os constantes eventos de ondas e ventos têm contribuído para um aumento significativo nos riscos e na instabilidade da região costeira de Farol, resultando em erosão costeira.
“Esse fenômeno pode impactar não apenas a infraestrutura local, mas também a segurança das pessoas que transitam pela área”, diz o órgão ressaltando que, “diante desse cenário, a população deve tomar precauções adequadas, evitando deslocamentos desnecessários na faixa litorânea durante o período de intensa ressaca”.
A Defesa Civil reforça que é fundamental moradores e visitantes do Farol de São Thomé estar cientes dos perigos e seguir rigorosamente as instruções de segurança: “Além disso, o CEMOD mantém vigilância constante do cenário”.
A secretaria orienta que está preparada com equipes de pronto atendimento, para lidar com eventuais emergências e prestar assistência a quem necessitar de apoio, através do número de telefone 98175-2512; também disponibiliza o alerta por whatsapp.
Nesse caso, para se cadastrar, basta enviar mensagem de texto para o número (61) 20344611 a partir do whatsapp do seu aparelho: “Siga as orientações fornecidas pelo chat automático gerado neste número e conclua o procedimento de cadastro”, resume o órgão.