O canteiro de obras já foi instalado pela Secretaria de Saúde e a FNS desde a última semana Foto César Ferreira/Secom

Campos – A ampliação modernização do Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos dos Goytacazes (RJ) terão início nesta terça-feira (13), em parceria do governo municipal com o estadual. O secretário de Estado de Saúde, Dr Luizinho, participa do lançamento das obras, às 9h.
O HFM é referência em atendimento por traumas nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Desde o início do governo, a unidade vem recebendo atenção especial do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes.
Por iniciativa da atual administração, o hospital já passou por uma série de melhorias; entre elas, o novo fluxo de atendimento, adotado em julho de 2021, que acolheu os pacientes e deixou os corredores livres de macas, problema que vinha se desdobrando há tempo.
O canteiro de obras já foi instalado pela prefeitura e, segundo Wladimir, o investimento total passa de R$ 15 milhões: “Os recursos para as obras são oriundos de emendas parlamentares da ex-deputada federal Clarissa Garotinho e de outros deputados da bancada fluminense, que consegui com minhas idas à Brasília; vamos proporcionar mais dignidade aos pacientes e funcionários”.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e superintendente do HFM, Arthur Borges, analisa que além de ganhar um novo pronto-socorro, a fachada da unidade será totalmente revitalizada: “Vamos fechar aqueles varandões, já que o HFM foi construído há 71 anos para atendimento exclusivo aos portadores de tuberculose”.
Com isso, Borges aponta que serão criados 44 leitos: “Todo o prédio será reformado, após a conclusão das obras do Pronto-Socorro; o prazo de entrega do novo HFM é de 18 meses”, resume ressaltando que Ferreira realiza uma média de seis mil atendimentos/mês e atua com um quadro de cerca de 1.700 funcionários.
De acordo com o presidente da FMS, em 2022, o HFM foi equipado com novos aparelhos de raio X, tomógrafo, lâmpada de fenda, torres de videoendoscopia, além de 150 novas camas e 110 poltronas para acompanhantes, adquiridos pela Prefeitura.
“O hospital ganhou também novos aparelhos de ar-condicionado, aparelho de ultrassom móvel, que foi destinado para o Centro de Terapia Intensiva (CTI), novos aparelhos microscópicos e instrumentos usados em laboratórios para visualizar objetos de tamanho reduzido”, diz Borges acentuando que o setor de radiologia foi modernizado com um novo sistema digitalizador.
Este ano, a unidade recebeu ventiladores pulmonares e cancelas eletrônicas para maior segurança dos pedestres, motoristas e funcionários: “Oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) também foram inaugurados devido ao aumento de casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município e a superlotação dos leitos de UTI-Pediátrica nas redes pública e privada”, conclui Borges.