Adriano Rocha e o secretário Robson Barbosa definiram a parceria nesta quarta-feira Foto Jualmir Delfino/Secom

Campos - Parceria firmada pela Secretaria de Qualificação e Emprego de Campos dos Goytacazes (RJ) com a empresa Sun Rocha Energia Solar, define formação de profissionais com capacitação para instalar e fazer manutenção em sistemas de fotovoltaico para produção de energia solar em prédios residenciais, comerciais, hospitalares e industriais.
A Sun Rocha é uma empresa de Campos especializada em formar profissionais para o novo mercado que surge na região. O entendimento foi alinhavado entre o secretário, Robson Barbosa, e o empresário Adriano Rocha, nesta quarta-feira (16), na sede da secretaria.
Está definido que os melhores alunos do curso terão oportunidade de contratação na própria empresa e os demais vão ser absorvidos por outras empresas do segmento. Barbosa explica que buscou parceria mediante a escassez de mão-de-obra para atender as demandas das empresas.
“Campos é a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro, atrás apenas da capital, na geração de energia solar, aponta o secretário acentuando que existe uma política pública eficiente de fomento para a atração de empresas do segmento de geração de energia limpa e daqui para frente, com a instalação de usinas fotovoltaicas em Campos e região.
A projeção mostra que o setor irá demandar cada vez mais vagas para o profissional instalador de sistema fotovoltaico: “Daí que estamos atentos às necessidades do setor produtivo e buscamos empresas nos mais diversos segmentos, tanto para parcerias que ofertem vagas para empregos quanto para empresas capacitadoras de mão-de-obra qualificada”, justiça Barbosa.
Na avaliação do empresário Adriano Rocha, a parceria firmada com o governo municipal é muito oportuna para quem busca oportunidade de se qualificar e entrar no mercado de trabalho e também muito boa para o setor de energia solar que terá suprido, pelo menos em parte, as demandas por instaladores de sistemas de energia solar.
“As empresas que estão chegando a Campos, principalmente as de grande porte, com projetos de implantação de usinas fotovoltaicas, trazem os investimentos, mas não trazem mão-de-obra qualificada”, observa o empresário adiantando: “Estaremos proporcionando a qualificação técnica para este segmento que cresce expressivamente em Campos”.