Hans Muylaert avalia a importância do evento e diz que contribuiu para fortalecimento do turismo Foto Secom/Divulgação

Campos - Gastronomia, transporte, hospedagem, comércio e artesanato no contexto do desenvolvimento voltado para o turismo na Região Costa Doce. Nesta linha, a Jornada Estadual do Turismo tratou do mapa turístico regional, em Campos dos Goytacazes (RJ), nessa quinta-feira (17).
O município é sede da Instância de Governança Regional (IGR) Costa Doce, que envolve ainda São Francisco, São Fidélis, São João da Barra e Cardoso Moreira. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), realizado péla Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com várias instituições.
A estruturação de produtos turísticos a serem ofertados a quem visitar os municípios da região resume a pauta do evento. “Campos sediar a Jornada Estadual é trazer não só para o município, mas para a região Costa Doce, um olhar para o desenvolvimento estratégico de ação, integrando poder público, iniciativa privada e terceiro setor”, avalia o secretário municipal de Turismo, Hans Muylaert.
“Saímos da Jornada com todo o dever de casa de conseguir fortalecer todos os atores, para que possamos ter segurança de investimento em atrativos turísticos nos nossos municípios da Região Costa Doce, trabalhando produtos que interligam esses municípios”, ressalta Muylaert.
Secretários de Turismo de outros municípios, além de representantes de associações e setor produtivo de Campos e região, participaram da Jornada. “Não existe Economia Solidária sem turismo e vice-versa”, afirma o diretor do órgão no município, Sandro Figueiredo.
“Quando falamos de artesanato, agricultura familiar, sustentabilidade e gastronomia local, sempre remetemos ao turismo e cultura da cidade”, diz Figueiredo para quem a participação do evento foi importante no sentido de reviver o turismo da cidade através das mãos de quem produz em Campos.
A Assessora Técnica da Economia Solidária Kátia Souto, reforça que a Jornada contribuiu para divulgar o artesanato de uma forma cultural: “As Secretarias de Turismo, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a Secretaria de Ordem Pública estão trabalhando de forma conjunta para divulgar e fortalecer nosso artesanato, fomentando a economia solidária”, realça.
A diretora de Gestão e Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Valéria Lima, pontua que a Jornada do Turismo é uma realização inédita para construção do Plano de Ação para o desenvolvimento do turismo em cada região do estado: "Durante o evento, refletimos sobre o potencial turístico e as principais demandas de cada região”, analisa.