O Paraesporte vem preparando intensamente seus atletas e promete fazer bonito Foto Divulgação
Liga de futebol de salão e vôlei de praia reúne atletas com deficiências neste sábado
Evento é uma realização das Olimpíadas Especiais Brasil e a equipe vencedora passa para a etapa Sudeste
Campos – Projeto sócio-esportivo voltado para pessoas com deficiência, classificado em nível elevado no contexto da superação, o Paraesporte, com sede em Campos dos Goytacazes (RJ), participa neste sábado (26) de abertura da Liga Norte/Noroeste de Futsal e Vôlei de Praia.
As competições estão previstas para começar às 9h, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, e envolvem também atletas da Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (APAPE) e das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de Campos, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Macaé.
O coordenador do Paraesporte, Fábio Coboski, explica que o evento é realizado pelo escritório regional Norte e Noroeste Fluminense das Olimpíadas Especiais Brasil e tem por objetivo promover e fomentar o esporte na vida dos atletas.
Segundo Coboski, a Liga contará com quatro etapas nas categorias feminina e masculina: “A segunda etapa está marcada para o dia 23 de setembro, no município de Itaperuna; a terceira no dia 28 de outubro, em Bom Jesus de Itabapoana; e a última será em Campos, no dia 11 de novembro”.
A equipe campeã da Liga estará garantindo vaga para a fase Sudeste, que reunirá as equipes vencedoras no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, no mês de novembro. Os jogos serão classificatórios para os Jogos Latino-Americanos 2024, que vão acontecer no Paraguai.
Coboski destaca que os atletas de vôlei de praia, na categoria feminina, do Paraesporte (Yara de Souza Gonçalves, Larissa Borges Martins Peixoto, Yhasmin Ribeiro Rodrigues) vêm treinando duas vezes por semana para a competição, sobre a orientação dos professores Tatiana Nolasco e Wexiley Cruz.
Medalha de bronze nos Jogos de Inverno, realizados nos Emirados Árabes, em 2019, a atleta líder Yhasmin Rodrigues ressalta que a expectativa dos atletas é vencer a etapa de agora para continuar sonhando em garantir a vaga para os Jogos Latino- Americanos.
A sede do Paraesporte funciona na Uenf, onde são oferecidas atividades esportivas gratuitamente para pessoas com deficiência. Os interessados devem procurar a secretaria, que funciona no prédio da Reitoria da universidade, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, para fazer a matrícula.
São oferecidas orientações de iniciação desportiva, natação, bocha, dança, vôlei de praia, futsal, futebol e equoterapia; além de aulas de hidroginástica e roda de conversa para as mães ou responsáveis.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.