Alunos da Escola Municipal Wilmar Cava Barros comemoraram ao receber a maleta com os livros Foto Wellington Rangel/Divulgação

Campos - Melhorar o desempenho educacional dos estudantes reduzindo as taxas de reprovação é um dos objetivos do “Biblioteca em Casa: (Re) construindo Saberes”, implantado no ano passado pelo governo de Campos dos Goytacazes (RJ). Visa também e melhorar o desempenho dos alunos na leitura, compreensão e produção de textos.
Cerca de 30 mil maletas com diversas obras literárias já foram entregue aos alunos do Pré-escolar II ao 9º ano de escolaridade da rede municipal; são mais de 15 livros da Literatura Brasileira para que as crianças e adolescentes possam ler em casa com a família.
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres considera o projeto uma importante ferramenta educacional visando à melhoria da qualidade do ensino em Campos; ele ressalta que a iniciativa ajuda a desenvolver a interação família X escola.
“Pais e filhos podem revezar o material e conversar sobre os ensinamentos adquiridos ao longo da semana, a partir de cada obra ‘degustada’, aumentando os vínculos familiares, ”explica o secretário apontando que uma das escolas contempladas foi a Wilmar Cava Barros, no Jóquei.
De acordo Feres, o projeto representa a materialização de mais uma meta do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), implantado no início de 2021: “O acervo bibliográfico é adequado por idade e nível de escolaridade, aprovado pelo Departamento Pedagógico da Seduct e busca o cumprimento de várias metas do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação”.
Além de proporcionar acesso e estímulo à leitura aos alunos nos anos de escolaridade obrigatória, Feres realça que o projeto está articulando os saberes escolares com as leituras adicionais orientadas pelos professores em projetos de leitura diversos; e proporcionando a ampliação da formação continuada de professores e demais profissionais da educação.