As câmeras instaladas nos semáforos dos cruzamentos farão a contagem do fluxo de veículos Foto João Marcos/Divulgação

Campos – O governo municipal está investindo cerca de R$ 16 milhões para modernizar o sistema de controle do trânsito em Campos dos Goytacazes (RJ). Mais de cem semáforos inteligentes, todos conectados, com painel e central de controle para dar melhores condições de mobilidade ao cidadão.
Por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), foi iniciada a instalação de câmeras, que serão responsáveis pelo acompanhamento integral do fluxo do tráfego de veículos. O órgão resume que se trata de mais um avanço no processo de implantação do novo sistema de sinalização que está sendo implantado no município.
De acordo com o presidente do IMTT, Nelson Godá, já foram instaladas câmeras nos cruzamentos da Avenida 28 de Março com Avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão) e Rua Ricardo Quitete: “Estamos avançando com o corredor viário da Avenida 28 de Março”.
Godá detalha que primeiro foram implantados os semáforos inteligentes nos principais cruzamentos e agora a instalação de câmeras que farão a contagem do fluxo de veículos, com leitura das placas para questão de segurança pública. As câmeras foram fixadas à frente das sinaleiras e detectam a passagem dos veículos.
Pelo sistema, todo registro é monitorado automaticamente para calcular e analisar o fluxo nos cruzamentos: “A instalação das câmeras seguirá até o final da quinzena deste mês e que o funcionamento de todo o sistema está previsto para começar no mês de setembro”, adianta o presidente do IMTT.
Motoristas e motociclistas que cometem infração poderão pagar caro pelos atos. As mais freqüentes observadas em Campos são avanço do sinal vermelho, parada do veículo sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso, falta do cinto de segurança, dirigir falando ao celular.
No caso dos motociclistas, além de avançar sinais vermelhos, não respeitar faixas de pedestres e às vezes até pilotar falando ao celular, muitos calçam chinelos e não utilizam capacete; outras irregularidades também são cometidas. Quem for flagrado pelo sistema pagará multas pesadas e perderá pontos na carteira.