Alcemir Pascoutto avalia que na área central há um escoamento melhor das águas Foto César Ferreira/Secom
Monitoramento prevê chuvas até esta quarta-feira e Defesa Civil se mantém alerta
Orientação é que, não havendo necessidade, as pessoas evitem se deslocar durante o período
Campos – As chuvas que caem no interior do Estado do Rio de Janeiro deixam a Secretaria de Defesa Civil de Campos dos Goytacazes, na região norte, em alerta; mas nenhum transtorno foi registrado, a não serem alagamentos de algumas ruas.
O secretário Alcemir Pascoutto aponta que uma das ruas com acúmulo de água foi a Projetada A, no Parque Novo Jóquei: “Nossas equipes realizaram bombeamento e tudo se resolveu tão logo a chuva deu uma trégua”, diz informando que há um projeto em licitação, junto ao Governo do Estado, para a realização do Programa Bairro Legal, que vai solucionar os problemas de alagamentos no local.
O Centro de Monitoramento de Desastres da Defesa Civil prevê que o tempo chuvoso deve permanecer até esta quarta-feira (30). O órgão orienta que, não havendo necessidade, as pessoas evitem se deslocar, especialmente, para áreas suscetíveis a riscos.
Segundo Pascoutto, a Defesa Civil tem procurado conscientizar em períodos de chuvas fortes que, caso precise sair, a pessoa evite áreas alagadas e ficar embaixo de árvores: “Esse período de chuvas muitas vezes vem acompanhado de ventos moderados ou fortes”, destaca.
O secretário avalia que na área central, com a microdrenagem e macrodrenagem, há um escoamento melhor das águas: “Na Baixada Campista, o índice pluviométrico nestes três dias de chuva foi maior em relação a outras áreas do município, ficando em torno de 70 milímetros”.
Pascoutto observa que a presença de um acumulado maior de chuva pode ocasionar congestionamentos na área central: “Em caso de emergência, pedimos à população que entre em contato com 199 ou 98175 2512, que faremos o possível para atender o mais rápido possível”, orienta.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.