O cronograma de vacinação em Campos é definido com aplicações contra covid-19 e gripe Foto Vadinho Ferreira/Secom

Campos – Ação de conscientização preventiva do câncer de mama, por conta da campanha “Outubro Rosa”, e vacinação de rotina contra a Covid-19 e gripe movimentam a saúde pública de Campos dos Goytacazes (RJ) no final de semana. A primeira demanda é definida como “Desfile das Vitoriosas: Um clamor pela Cura” e acontece nesse sábado (28) no Jardim São Benedito, das 15h às 18h.
Já a vacinação será das 8h às 17h desse sábado (28) e no domingo (29), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na área central, e Clínica da Criança, em Guarus, ambos os pontos considerados referências em imunização. As vacinas do calendário de rotina serão aplicadas de acordo com a faixa etária e situação vacinal de cada criança.
O “Desfile das Vitoriosas é organizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Imperial e o projeto Missão Mulher, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Aberto ao público, o evento terá momento musical gospel com a participação da Banda Átrios e desfile com mulheres assistidas pelo Instituto Sawanna Por Todos, que apoia pacientes com câncer.
Também estão programadas palestras com os médicos das áreas de clínico geral Juliana Borges e Arthur Bastos da Silva Rangel; além da participação dos psicólogos e assistente social da UBS, Lucas Velasco, Alice Werneck, Luciana Motta, Caio Briant, Jéssica Pereira Barreto e a mastologista Esther Marota.
A enfermeira Sharlene Monteiro assinala que a campanha conta ainda com parcerias de vários projetos sociais, entre os quais está o Mateus 25 “que juntamente com o Missão Mulher e UBS Imperial realizou uma campanha para arrecadar turbantes que serão entregues ao Instituto Sawanna”.
VACINAÇÃO – No caso das aplicações de vacinas, a Secretaria de Saúde detalha que as doses para quem tem a partir de dois meses são Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C e DTP.
Quanto aos adolescentes as aplicações programadas são contra Hepatite B, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepatite B, e Tríplice Viral; também estará disponível a vacina dTpa para gestantes.
Na sequência, a secretaria pontua que a Influenza, que previne contra a gripe, será aplicada para todas as pessoas com idade acima de seis meses. Crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias podem receber três doses da Pfizer Baby, sendo respeitado o intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses.
A terceira dose deve ser feita, no mínimo, oito semanas depois da segunda. “Crianças com idade entre cinco e 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica; o intervalo é de oito semanas entre as duas primeiras doses; a terceira, que é o reforço do imunizante, deve ser realizada quatro meses depois”, acentua a secretaria.
No caso de pessoas com mais de 12 anos, terão a primeira dose da Pfizer adulto: “Para aqueles que irão receber a segunda dose e têm entre 12 e 17 anos, o intervalo é de dois meses; enquanto para os maiores de 18 anos, o prazo é 30 dias; também será aplicada às pessoas acima de 12 anos a dose de reforço da vacina bivalente”.
As exigências para ser vacinado são: apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes.