O refrigerador contribui para a segurança e a eficiência da assistência médica prestada pelo hospital Foto Henrique Costa/Divulgação
Armazenamento de medicamentos está com a refrigeração reforçada no HSJ
Instalação do equipamento foi possível, graças a convênio assinado pela Fundação de Saúde
Campos – O sistema de armazenamento de medicamentos do Hospital São José (HSJ), na Baixada Campista, em Campos dos Goytacazes (RJ), acaba de ser reforçado com novo refrigerador. A aquisição foi possível graças à parceria entre o Instituto Politécnico de Ensino (IPE) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Trata-se do terceiro equipamento do gênero recebido pela FMS; já sendo utilizado também nas farmácias dos hospitais Ferreira Machado e, Geral de Guarus (HGG). Segundo o diretor da farmácia central da FMS, Rodrigo Primo, o objetivo é garantir a preservação da qualidade e eficácia ao manter as temperaturas adequadas.
Estão previstos mais dois equipamentos específicos para outras unidades de saúde administradas pela fundação. “Os refrigeradores para medicamentos são essenciais para a correta conservação de fármacos e insumos que necessitam de controle rigoroso de temperatura”, pontua Primo.
O diretor assinala que a iniciativa garante a manutenção da eficácia e segurança do medicamento, até o momento da administração ao paciente, melhorando a qualidade da assistência prestada nas unidades. Na avaliação do administrador do HSJ, Henrique Costa, o novo refrigerador representa um avanço para a unidade.
“O equipamento garante a conservação adequada de medicamentos, vacinas e insumos sensíveis à temperatura”, observa Costa acentuando que também é assegurada a conformidade com normas sanitárias, redução de perdas e desperdícios e proporciona mais segurança para os pacientes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.