Em reunião com representantes do Sepe, Marcelo Feres detalhou investimentos na rede de educação Foto Kamilla Uhl/Divulgação

Campos - Um modelo de gestão descentralizada com a criação de diretorias regionais, ligadas à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) é uma das propostas priorizadas pelo governo de Campos dos Goytacazes (RJ) para intensificar e agilizar os trabalhos relacionados à manutenção das unidades escolares.
A pauta foi relatada no último dia 12, pelo secretário Marcelo Feres, a representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe), em reunião na sede da secretaria. Juntamente com o gerente do Departamento de Infraestrutura, Francisco Eduardo, Marcelo expôs as medidas que vêm sendo implantadas visando à melhoria da qualidade do ensino público.
“Diferentemente das nove regiões educacionais que criamos que cuidam da parte pedagógica, a ideia é permitir que servidores atuem como gerentes em diferentes áreas onde há escolas e creches municipais”, explica o secretário assinalando que a iniciativa ajuda a fiscalizar e acelerar os processos de manutenção, obra e ampliações: “Ou seja, desenvolvendo um papel de mediação”.
Marcelo realça que, para minimizar os impactos das altas temperaturas registradas nas últimas semanas, a secretaria adquiriu cerca de 2.500 novos ventiladores, que serão entregues nas próximas semanas: “De 2022 a 2024 foram distribuídos outros 2.750 novos ventiladores e cerca de 800 aparelhos de ar condicionado para as unidades”, contabiliza.

VENTILADORES - Segundo Marcelo, em outra frente de trabalho, atualmente, está acontecendo um mutirão de manutenção dos ventiladores das unidades e, em alguns dias, 17 escolas e creches já tiveram 35 aparelhos consertados. Quanto às unidades que estão sendo construídas (sejam com estruturas de tijolos ou modulares), o secretário diz que já estão recebendo o projeto de climatização.
“Há, também, unidades que já receberam ar-condicionado, mas ainda não tiveram os aparelhos instalados, pois a secretaria está aguardando a Enel fazer a ampliação de carga na rede elétrica dessas escolas”, pontua Marcelo observando que os reparos nos ventiladores foram intensificados, a partir da aquisição de peças de reposição, adquiridas com verbas da própria unidade escolar, cujos recursos financeiros são oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
“A partir de orientação dos técnicos da equipe de manutenção, os tipos de serviço que podem ser realizados dependem da aquisição de peças que custam, em média, entre R$ 50 a R$ 100”, detalha o secretário concluindo: “Esses materiais deverão ser adquiridos por meio de recursos financeiros repassados pelo PDDE. Para isso, basta entrar em contato com a equipe de manutenção e fazer o agendamento pelo telefone (22) 98131-0561.