A homenagem a Wladimir Garotinho aconteceu durante Fórum de Cidades Digitais, em Casimiro de Abreu Foto Sharlene Sarti/RCD/Divulgação

Campos – As ações implementadas pelo governo de Campos dos Goytacazes (RJ) na área de inclusão e educação digital, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), garantem ao prefeito Wladimir Garotinho o título de Prefeito Inovador 2025. A entrega aconteceu nessa quinta-feira (15) no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região dos Lagos, em Casimiro de Abreu.
O secretário de Educação, Marcelo Feres, representou Wladimir. O evento foi promovido pela
Rede Cidade Digital (RCD), com proposta de valorizar administrações que buscam técnicas ou ferramentas que sirvam de impulsos a resultados positivos para o setor público e para vida dos cidadãos com criatividade, sustentabilidade e inclusão social.
O prefeito não pode comparecer, porque já havia outros compromissos agendados. “O Fórum permitiu uma troca entre cidades bastante intensa. São muitas experiências ricas de toda a região, que nos permitem não somente aprender, mas criar perspectivas de parcerias futuras”, avalia Feres.
O secretário resume que o evento contribui para a compreensão e visualização de novas oportunidades por meio da integração. Ele ministrou palestra sobre ‘Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE): Avanços na Educação, Ciência e Tecnologia no Município de Campos dos Goytacazes’.
Na oportunidade, Feres detalhou como funciona o Projeto Tô Lig@!, por meio do qual a Seduct já entregou cerca de oito mil tablets para estudantes e mais de 3.600 chromebooks para profissionais do ensino: “Também pontuamos novos laboratórios de tecnologias digitais em mais de 100 unidades escolares, que foram contempladas com mais de 1.500 novos computadores”, relata.
INTEGRAÇÃO - Outra vertente apontada pelo secretário foi a oferta de 166 kits de robótica entregues a 94 unidades escolares, contemplando mais de 39 mil estudantes. “Ainda criamos o Projeto Estação Educação, com mais de 1.250 videoaulas gravadas e mais de 345 mil visualizações”.
Programas de bolsas de iniciação científica, como o Mais Ciência, que aproximou as universidades da prefeitura; Mais Ciência na Escola; Economia Criativa e Startup Campos são outros itens enumerados. “Juntos, eles estimulam a pesquisa, inovação, empreendedorismo, ciência e tecnologia”, avalia Fres.
D acordo com o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, o órgão fez um levantamento das administrações que mais têm se destacado pelo investimento em tecnologia na região: “Queremos reconhecer o esforço e destaque desses gestores no sentido de desenvolver cidades mais inteligentes”.
Marinho realça que o objetivo do Fórum “é reunir prefeitos, gestores públicos de diversas áreas interessados em conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades do Rio de Janeiro neste momento desafiador e importante para a adoção de novas tecnologias no fomento ao desenvolvimento socioeconômico”.