Léo Pelanca avalia que o acordo facilitará a conexão dos municípios à expertise acadêmica em apoio ao campo Foto Divulgação

Campos - Um acordo inédito de cooperação técnica com foco na agricultura familiar e na formação de profissionais do campo será assinado, no dia 26 de maio, entre o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Rio de Janeiro (Friperj).
O evento tem início previsto para as 14h, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologias
Agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense (CCTA/Uenf), em Campos dos Goytacazes. O presidente do Cidennf e prefeito de talva, Leonardo Orato Rangel (Léo Pelanca), destaca a iniciativa como de suma importância.
“A parceria inclui a reativação do laboratório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj) para análises de solo e água, assistência técnica a pequenos produtores e a oferta de estágios e bolsas para estudantes da Uenf, Ufrrj e Instituto Federal Fluminense (IFF)”, explica resumindo que o plano de trabalho terá duração de dois anos, com ações coordenadas entre os entes consorciados e as instituições de ensino.
“Nossa região tem grande potencial produtivo. Com esse acordo, conectamos os municípios à expertise acadêmica para apoiar o campo com inovação e qualificação”, destaca Léo Pelanca, que assumiu a presidência do Cidennf em janeiro deste ano.