Procedimentos no novo centro cirúrgico são realizados com uso de tecnologias avançadas Foto César Ferreira/Divulgação

Campos - Mais de 500 cirurgias, entre elas, cerca de 150 urológicas. Este é o resumo contábil de atendimentos no novo Centro Cirúrgico do Hospital Geral de Guarus (HGG) em 2025. Com capacidade ampliada e já executando novos procedimentos com uso de tecnologias avançadas, a unidade completa um ano de inaugurada em julho.
Entre os principais procedimentos realizados estão extração de cálculos renais, implantes de cateter duplo J e retiradas de próstata. O coordenador médico, urologista Felipe Martins, pontua que a extração de cálculos e redução de próstata contam com utilização de equipamentos de alta tecnologia que garantem precisão nos procedimentos.
Humanização no atendimento, comprometimento e qualidade profissional da equipe são ressaltados por Martins: "Nosso trabalho é cirúrgico, mas altamente preventivo no sentido de evitar que o paciente evolua para quadros mais graves. A extração de cálculos renais, por exemplo, evita que o paciente tenha uma insuficiência renal, ou seja, necessário passar por hemodiálises. Intervir antes que isso aconteça, é algo muito bom".
O coordenador assinala que a equipe é coesa e responsável no diagnóstico e tratamento assertivo ao paciente: “Em maio, foram feitas, pela primeira vez pelo SUS (Sistema Único de Saúde (SUS), em Campos, cirurgias para tratamento de hiperplasia (aumento) da próstata. A equipe utilizou um laser com tecnologia de última geração, o HoLEP (sigla para Holmium Laser Enucleation of the Prostate)”.
CUMPRE MISSÃO - Segundo o urologista, o principal benefício dessa cirurgia é a durabilidade e o conforto: “A técnica entrega um grau máximo de desobstrução das vias urinárias, com a retirada da parte da próstata que atrapalha a saída da urina. Para isso, utilizamos um laser de alta potência para enucleação da próstata. É um grande avanço e a principal recomendação dos estudos científicos nacionais e internacionais”.
De acordo com o superintendente do HGG, médico Vitor Mus., em 2024, o centro cirúrgico promoveu mais de 2.300 cirurgias, sendo 746 urológicas: “O hospital cumpre a missão de servir a população de Campos e da região com o pioneirismo do serviço cirúrgico urológico. O serviço nessa dimensão foi o primeiro da cidade em um hospital público municipal, totalmente pelo SUS, com custo zero ao paciente".
A diretora clínica, médica Luisa Barreto, lembra que o HGG é referência em emergência branca, o que justifica os números significativos em procedimentos: “Absorvemos o público que chega com sintomas graves e em estado de emergência. Campos é o município que tem a maior população do interior do estado, também somos referência para cidades vizinhas e por isso buscamos oferecer o melhor”.