Largada e chegada da prova serão em frente à Câmara de Vereadores, na Avenida Alberto Torres Foto César Ferreira/Divulgação (arquivo)
Prova ciclística mais antiga do país abre programação no Dia do Santíssimo
Festa é uma das mais tradicionais do interior do estado; chega à 373ª edição nesta quarta-feira
Campos – A Festa do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos dos Goytacazes, é uma das mais tradicionais do interior do estado do Rio de Janeiro; chega à 373ª edição nesta quarta-feira (6), quando, além de eventos religiosos, acontece a 80ª edição da Prova Ciclística de São Salvador, a mais antiga competição ciclística do país.
A programação foi iniciada nessa segunda-feira (4), com a apresentação da Banda de Fanfarra da Escola Municipal 29 de Maio no Centro da cidade. Cerca de 30 alunos tocaram no entorno do Campos Shopping, Calçadão Boulevard Francisco de Paula Carneiro e na Praça do Santíssimo Salvador.
Nesta terça-feira foi a vez da banda da Escola Municipal Frederico Paes Barbosa fazer o mesmo percurso, durante a tarde. “As apresentações m prestigiar a grande festa de São Salvador e apresentar à população o trabalho executado pelos alunos e escolas”, justifica o coordenador de Bandas e Fanfarras da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Edilson Cruz Neves. Às 22h o cantor Vitinho se apresenta no palco oficial.
Uma celebração Eucarística, com início às 19h, marcou o novenário na Catedral do Santíssimo. Para esta quarta-feira estão programadas missas às 6h30, 8h, 10h, 13h e 15h. Às 16h acontece a saída da procissão.
Na sequência, o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, concede a bênção à cidade. A festa será encerrada com um show da cantora Joanna, a partir das 21h, patrocinado pelo governo municipal. Para a celebração, algumas ruas da área central estão sendo interditadas de forma programada.
Na Avenida XV de Novembro, trecho entre a Avenida Doutor Hélio Póvoa e a Rua Santos Dumont já está fechado. A partir das 6h desta quarta, sofrem interdições pontos da Rua Gesteira Passos/Avenida Alberto Torres; Paul Percy Harris/Avenida XV; Inácio de Moura/Barão do Amazonas; 21 de Abril/Santos Dumont; Lacerda Sobrinho/Vigário João Carlos; Lacerda Sobrinho/Rotary.
APOIO DA PREFEITURA - A Guarda Civil está alertando os motoristas a estarem atentos; os agentes estarão em todas as vias orientando os condutores, assim como durante o trajeto da Prova Ciclística, que passará pelas avenidas Alberto Torres, 28 de Março, Rua Tenente Coronel Cardoso e Avenida Doutor Hélio Póvoa. Na quinta-feira (7), a XV de Novembro também ficará fechada em virtude da Marcha para Jesus, que será realizada a partir das 16h.
A prova ciclística terá 35 categorias, com participantes do infantil ao open e a competição no modelo Ciclismo de Estrada/Circuito de Rua. A supervisão será da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), com apoio da prefeitura.
Estão envolvidos Fundação Municipal de Esportes (FME), Guarda Civil, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e as secretarias de Saúde e Serviços Públicos. A abertura oficial da prova será às 6h e o encerramento está prevista para as 14h.
O local de largada e chegada é na Avenida Alberto Torres, em frente à Câmara Municipal. O presidente da FME, Izaque Fernandes, comenta que a prova é tradicional e faz parte do calendário festivo do Santíssimo Salvador: “A Fundação de Esportes tem como missão promover e difundir o esporte em nosso município e não poderia ficar de fora deste marco histórico”.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.