Campos - “Assim como em outras edições, a população compareceu em massa e aproveitou os serviços que nós disponibilizamos através da Assistência Social e das parcerias”. A manifestação é de Ruan Barros, coordenador do Social + Perto, do governo de Campos dos Goytacazes (RJ), que comemorou três anos nesta quarta-feira (17).
A estrutura da 62ª edição foi montada na Praça São Salvador (centro da cidade), com diversos serviços gratuitos oferecidos à população. O prefeito Wladimir Garotinho prestigiou, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira. “Não dá para negar o sucesso do programa”, comenta e diretora da Gestão do Sistema Único De Assistência Social (Suas), Renata Amaral.
“Estamos cada vez mais perto das pessoas, chegando aos diferentes pontos da nossa cidade”, avalia a diretora acrescentando que é fundamental ressaltar a importância das secretarias, subsecretarias e parceiros para o sucesso em promover o acesso da população aos serviços que são ofertados no Social + Perto.
Em uma estrutura montada no coração do Centro de Campos, a Prefeitura disponibilizou os mais diversos serviços como orientações do Cadastro Único, agendamento para segunda via de RG, corte de cabelo, vacinação e atendimentos jurídicos e muito mais. A população compareceu e aproveitou os atendimentos.
Ruan Barros contabiliza que durante as três décadas, o programa – que é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania - já realizou mais de 24 mil atendimentos: “Ele foi criado para atender a população residente em locais mais distantes da área central; nesses três anos, percorreu inúmeros pontos do município”.
A diretora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Renata Amaral, reforça que a parceria público-privada é importante porque a população acaba tendo acesso aos serviços das concessionárias, por exemplo, que têm sede na área central. A gente vai trocar lâmpadas, orientar sobre a necessidade de novas instalações, além de outras informações que serão essenciais”.
ARENDIMENTOS - Os serviços oferecidos foram informações e orientações sobre Cadastro Único, Bolsa Família, Pé de meia, ID Jovem, Tarifa social da Enel, Isenção em concurso público, Vale Gás, Carteira do Idoso, Cras e Creas, Cadastro no Programa Criança Feliz, Agendamento para 2ª via de Carteira de Identidade.
Além de corte de cabelo; esmaltação; design de sobrancelha; atendimento com advogados da Subsecretaria de Justiça; orientação sobre pensão alimentícia, divórcio, registro e guarda dos filhos, modificação do registro civil, aposentadoria, auxílio doença.
Também várias ações da área de saúde, como vacinação (de rotina, covid e gripe), aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional, massoterapia; além de apoio à mulher, através da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, com orientações de combate à violência doméstica e sobre canais de denúncia.
Coordenado pela Assistência Social e Cidadania, a edição especial contou com o apoio de outras secretarias, como Saúde, Serviços Públicos e Educação, Ciência e Tecnologia. Empresas e entidades que atuam no município, (entre elas a Enel, Águas do Paraíba, Sest/Senat e Fundação CDL) foram parceiras.
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