Agir corretamente em uma emergência é fundamental para garantir a segurança das pessoas, principalmente em um ambiente escolar.Reprodução Redes Sociais

Na última quarta-feira (8), a Defesa Civil Municipal de Cantagalo realizou, na Escola Municipal Lameira de Andrade, um simulado para o Plano de Evacuação da escola com o Projeto Escola mais Segura. A ação teve como objetivo preparar a escola para a retirada dos alunos em caso de emergência.
Sob a coordenação do Secretário de Defesa Civil e Trânsito, Tarcísio do Santos Ferreira, e do Agente de Defesa Civil e Guarda Municipal Emmanuel Ribeiro, os alunos puderam aprender através de uma simulação como agir em casos de emergência e como evacuar o prédio escolar.

A iniciativa tem como intuito trabalhar a segurança na escola, preparando assim a unidade para casos de emergências naturais ou causadas pelo homem.

No mês em que se celebra o Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, prefeituras e a Polícia Militar, vão realizar um exercício de simulação de desocupação de escolas em caso de desastres.

A iniciativa será realizada em 160 escolas públicas dentro do território fluminense. A expectativa é de que o simulado abranja mais de 40 mil pessoas, entre alunos e professores, em uma ação que visa reforçar a cultura da prevenção e oferecer orientações essenciais para lidar com situações de emergência.

O propósito do treinamento é capacitar a comunidade escolar, tornando-a uma difusora de informações cruciais que podem contribuir para a promoção da segurança e redução de acidentes diversos. Além disso, a simulação de desocupação busca aprimorar a integração entre diferentes órgãos, otimizando a resposta em situações de desastres.

Ao todo, 61 municípios vão participar ativamente do exercicio, demonstrando a importância da preparação para desastres em todo o estado do Rio de Janeiro.
Você pode gostar