Os participantes do encontro discutiram pautas bastante relevantes e voltam a se reunir no próximo dia 25 Foto Kaná Manhães/SecomFoto Kaná Manhães/Secom

Carapebus – Preservação ambiental tem atenção especial do governo de Carapebus (RJ), que tem pautado discussões de pontos importantes com focos na causa, como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico; ações de educação ambiental em unidades de conservação e o novo processo eleitoral.
No último dia 12, houve reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Conservação de Carapebus (COMMAC), instrumento de gestão ambiental, que une órgãos públicos, setores privados, políticos e as organizações da sociedade civil em busca de soluções e ações de interferência positiva na vida do cidadão carapebuense.
A secretária de Meio Ambiente, Melina Nascimento, assinala que foram apresentadas informações sobre as carências e funcionalidade do COMMAC: “Abordamos o considerável crescimento das ações ambientais de Carapebus, incluindo as ações de educação ambiental nas unidades de conservação municipal”.
Na opinião de Melina, as ações automaticamente aumentarão o recebimento do valor do repasse do ICMS Ecológico para o ano de 2024: “O encontro foi positivo e é necessária essa união para que haja um fortalecimento efetivo nas ações ambientais”, comenta a secretária. Dia 25 haverá outra reunião.
A Secretaria de Comunicação (Secom) detalha que, durante o encontro, foi decidida a votação para a formação da nova mesa do conselho, visando fortalecer as ações voltadas à preservação ambiental: “Além disso, foi anunciado um chamamento público para a participação da sociedade civil nas discussões e deliberações do conselho”.
O chefe do Parque Nacional (PARNA), Marcelo Pessanha, defende como importante a divulgação de informações sobre os cuidados e medidas preventivas quanto à gripe aviária: “O ICMBio pode e deve ser acionado quando aves doentes ou mortas forem avistadas na área do parque; isso reforça também o papel da prefeitura em orientar a população para que adote todos os cuidados”.
Outro foco da reunião foi quanto à abertura de vagas de emprego em Carapebus, oferecendo oportunidades de trabalho na área ambiental, anunciada pelo ICMBio: “Essas vagas representam uma chance única de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente na região”, resume Pessanha.
Participaram do encontro, a equipe da SEMAMB; secretária de Meio Ambiente, Melina Nascimento (de forma online); representante da sociedade civil, Maria de Lourdes Avaleto Amaral; chefe do PARNA da Restinga de Jurubatiba – ICMBio, Marcelo Pessanha; e os representantes do Núcleo de Educação Ambiental Bacia de Campos (NEA-BC), Priscila Moreira; Priscila Maria e Pedro Campeão.