A raça Guzerá também tem apresentado excelentes resultados na produção leiteira em Carapebus Foto Secom/Divulgação

Carapebus – Com foco no crescimento sustentável do agronegócio no município, o governo de Carapebus (RJ) está investindo no desenvolvimento rural, oferecendo incentivos e apoio aos agricultores. Uma das iniciativas é a conservação das estradas vicinais, visando facilitar o escoamento dos produtos.
Além de cuidar da infraestrutura da região produtora rural e de auxiliar com máquinas e equipamentos, desde o preparo do solo até o escoamento da produção, o governo está apoiando os produtores na busca de experiências que possam refletir em melhor qualidade do que produzem; os resultados têm sido considerados bastante positivos.
Uma das marcas exemplares é a produção bovina da raça Guzerá, que desperta atenção até de produtores do Senegal, na África Ocidental. Nessa segunda-feira (19), o agente do governo Geepes, Osmar Ka Granjero, visitou a cidade para conhecer a estratégia desenvolvida pelos produtores locais.
De acordo com o vice-prefeito de Carapebus, Marcelo Borginho, a fazenda Guzerá Botelho, localizada na zona rural, foi escolhida como exemplo de eficiência na pecuária, despertando o interesse do visitante; ele avalia que a visita internacional reforça o crescimento diário e robusto da pecuária carapebuense.
Borginho lembra que essa foi a segunda visita internacional em menos de um ano e meio: “A raça Guzerá tem apresentado excelentes resultados na produção leiteira e atualmente é um dos destaques no município”, ressalta acentuando que a fazenda Guzerá Botelho conquistou prêmios nacionais e se destaca pela produção de leite de qualidade.
“Além disso, o cruzamento entre a raça Holandesa e Guzerá, conhecido como Guzolando, também tem obtido sucesso e premiações”, assinala o vice-prefeito enfatizando que a capacidade de produção prolongada do leite no cruzamento tem despertado o interesse de investidores.
Em postagem no portal da prefeitura, a Secretaria de Comunicação (Secom) comenta que, durante a visita, foi observado que os animais da raça Guzerá atendem às expectativas do Senegal, “destacando-se por sua pelagem, membros bem desenvolvidos e musculados, resistência ao calor e capacidade de suportar enfermidades”.
A postagem diz ainda que “o senegalês também notou a adaptação da raça às intempéries climáticas de Carapebus e elogiou a qualidade da pastagem na fazenda, que resultou em altas produções de leite por vaca”.
EXPORTAÇÃO - Como parte de uma avaliação ampla, a conclusão é que “a pecuária do município tem se desenvolvido com tecnologia e tem alcançado resultados expressivos, sendo exportada para diversos países; e a busca por sêmen da raça Guzerá tem aumentado, impulsionada pelas características zootécnicas de rusticidade e boa produção leiteira”.
De acordo com o veterinário e proprietário da Guzerá Botelho, Guaraci Ribeiro Botelho, estão sendo desenvolvidas novas raças com tecnologias avançadas: “O cruzamento entre Guzolando e Guzerá é revolucionário em termos de custo e rusticidade; essa raça sobrevive praticamente no campo e se adapta bem à região”.
Botelho chama atenção para o fato de que, desde a aquisição dessa genética, observaram um bom desenvolvimento: “Além disso, exportamos para países da América Central, como Centro América, Nicarágua, México e Colômbia, disseminando a raça internacionalmente e elevando o nome do município”.
A Secom destaca que o intercâmbio entre Carapebus e o Senegal reforça o potencial do município e a valorização da pecuária local: “O nome de Carapebus está ganhando destaque no cenário internacional, devido ao sucesso da criação de novas raças e ao investimento em tecnologia”.
Por conta do quadro definido como “bastante satisfatório”, a Secom adianta que o governo municipal decidiu “seguir empenhada em promover o desenvolvimento rural e fortalecer o agronegócio, contribuindo para o crescimento econômico e o bem-estar da comunidade”.