Produtores rurais de assentamentos já cumpriram uma etapa do curso no Horto Municipal Foto Decom/Divulgação

Carapebus – Uma nova e empolgante experiência para os agricultores do município está sendo garantida pelo governo de Carapebus (RJ). O canal é um Curso de Compostagem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e a Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.
Uma etapa foi cumprida na última semana, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizada no Horto Municipal, no bairro da Rodagem, foi direcionado aos produtores rurais de assentamentos, comprometidos em ampliar seus conhecimentos.
O foco foi o processo de compostagem do Bokashi, que envolve a fermentação controlada de resíduos de cozinha e outros materiais orgânicos, como restos de vegetais, cascas de frutas e grãos.
O Departamento de Comunicação (Decom) do governo explica que os micro-organismos eficazes são adicionados ao material, acelerando a decomposição e promovendo a formação de um composto rico em nutrientes: “Os micro-organismos eficazes podem ser obtidos através da fermentação de arroz”, resume.
Quanto ao processo, o Decom relata que envolve a criação de uma mistura de arroz cozido, água e outros ingredientes, que é deixada para fermentar em um ambiente anaeróbico (sem ar) por um período de tempo. Outra iniciativa do governo municipal é voltada pare voltada para jovens de 16 a 24 anos.
Trata-se do Ambiente Jovem, em parceria com a Secretaria do Estado do Ambiente e Sustentabilidade. O objetivo é formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades, oferecendo uma bolsa-auxílio mensal de R$ 300.
Para Carapebus, serão oferecidas 50 vagas pelo Núcleo de Pertencimento (NUP); a meta é atingir seis mil jovens, em 250 núcleos no estado. As inscrições devem ser feitas pelo site www.inscricao.ambientejovem.com.br.