Instrução acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social Foto Divulgação
Cardoso Moreira – A capacitação dos novos conselheiros tutelares que irão compor o Conselho no próximo quadriênio (2024-2027) em Cardoso Moreira (RJ) é iniciada, por iniciativa do governo municipal. A medida é avaliada como sendo o início a um importante passo para o fortalecimento da proteção à infância e adolescência do município.
O curso acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde são oferecidos serviços de orientação e apoio sócio-familiar, com o objetivo de mudar a realidade de crianças, adolescentes. Estão sendo preparados cinco conselheiros eleitos e o mesmo número de suplentes, incumbidos de desempenhar um papel fundamental na comunidade.
O Conselho Tutelar ressalta que a capacitação é essencial para garantir que esses representantes estejam plenamente preparados para lidar com as demandas e desafios que envolvem a proteção dos direitos das crianças e adolescentes; e pontua: “Proporcionar conhecimento técnico, ético e prático é investir na construção de uma rede de cuidado sólida e eficiente”.
Instituição municipalo que faz com que a realidade e a rotina das situações encontradas variem de acordo com a realidade de cada cidade, o Conselho Tutelar é composto por pessoas preparadas para lidar com uma realidade de violações e ameaças aos direitos de crianças e adolescentes.
Os conselheiros devem estar empenhados em defender a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, com missão de atender aos que tenham esses direitos violados ou ameaçados, identificando e contribuindo para combater as causas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.