Roda de conversa reuniu mulheres influentes e abriu espaço para reflexões sobre conquistas, desafios e políticas públicas para mulheresFoto: Divulgação

Casimiro de Abreu - O II Fórum da Mulher – Vozes Femininas transformou a manhã desta sexta-feira (13), em um importante espaço de escuta, reflexão e ação em defesa das mulheres. Promovido no município pela Secretaria de Assistência Social, o encontro ultrapassou os limites de uma comemoração para se tornar um momento marcante de diálogo entre lideranças políticas, representantes da sociedade civil e especialistas no enfrentamento à violência de gênero.
Durante o evento, foi anunciada a criação do Centro de Fortalecimento Feminino (CENFF), que irá funcionar no mesmo prédio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), na rua Joaquim Araújo, nº 60, no Centro. A coordenação dos dois espaços ficará a cargo da assistente social Ana Carolina Sobrinho. Com o novo equipamento, o município amplia a rede de proteção à mulher e fortalece o trabalho de acolhimento e assistência.
A programação incluiu palestras, workshops e oficinas de colagem e confecção de bonecas, realizadas pelo Programa Empoderadas, que atua em três polos locais. Representando diferentes áreas de atuação, a roda de conversa foi o ponto alto da manhã e contou com a participação da deputada federal Soraya Santos, da secretária estadual da Mulher Heloísa Aguiar, da advogada Patrícia Proetti, da delegada Carla Tavares, da superintendente Érica Paes, da secretária municipal Priscila Bonifácio e da jornalista Raquel Luz. Cada uma compartilhou experiências, desafios e vitórias, contribuindo com uma visão plural sobre o protagonismo feminino.
O prefeito Ramon Gidalte ressaltou a importância da iniciativa e reforçou o papel da mulher na administração pública local. Segundo ele, a presença de 10 mulheres na chefia de secretarias comprova o compromisso da gestão com a igualdade de gênero e o reconhecimento da competência feminina.
Além das representantes já citadas, também estiveram presentes a presidente da Fundação Cultural, Fátima Francisco, o promotor de Justiça José Francisco e a coordenadora de Projetos da Assistência Social, Renata Sarzedas. O evento reforça a urgência de políticas públicas contínuas e efetivas para garantir a dignidade, a segurança e o empoderamento das mulheres.