Você já parou para pensar qual o sentimento o final de domingo te dá?
Chamada "Síndrome do Fantástico", o criador de conteúdo Hyeser explica que o termo é uma forma de explicar o sentimento de "tristeza" que algumas pessoas sentem quando vai se aproximando de mais uma semana de rotina, com muita correria e cansaço.
"Eu quase não vejo televisão. Mas eu sei que a música do fantástico é um sinônimo de tristeza para muitas pessoas. Se passamos 8 horas do nosso dia (ou até mais) nos dedicando em algo que não gostamos, é claro que iremos detestar o final do domingo", analisa Hyeser, que quer acabar com a "Síndrome do Fantástico" para quem acompanha sua carreira.
"Quero muito que você olhe para esse final de domingo e perceba se está animado para uma nova semana ou está triste. Se você só consegue ser feliz no final de semana ou se a semana inteira é feliz para você. Se você está esperando a aposentadoria para viver, ou se vivendo para também curtir a aposentadoria.
A verdade é que a vida é muito preciosa para ser feliz em apenas dois dias da semana", comenta.
Desvendando a Síndrome do Fantástico
Estudos recentes têm abordado a chamada "Síndrome do Fantástico", um sentimento de tristeza e desânimo que muitas pessoas experimentam quando o final de domingo se aproxima, representando a iminência de uma nova semana de rotina exaustiva e cansativa.
Pesquisadores do Journal of Happiness Studies descobriram que encontrar motivação no trabalho está diretamente relacionado ao bem-estar geral e pode reduzir esse sentimento negativo.
O estudo analisou dados de milhares de trabalhadores e constatou que aqueles que encontravam significado e propósito em suas atividades profissionais relatavam níveis mais baixos de tristeza e ansiedade associados ao final do domingo.
Isso ressalta a importância de descobrir o que nos motiva e alinhar nossos valores e interesses pessoais com nosso trabalho. Mudar a percepção sobre o trabalho, encarando as tarefas como desafios estimulantes, também foi apontado como um fator crucial para aumentar a satisfação e o engajamento profissional, de acordo com um estudo publicado no Journal of Positive Psychology.
Para combater a "Síndrome do Fantástico", é recomendado adotar novos hábitos e uma preparação positiva para a semana. Estabelecer metas claras, criar um cronograma realista e buscar auxílio profissional são estratégias que podem impulsionar o sucesso e reduzir a sensação de tristeza no final de domingo. Ao fazer essas mudanças, é possível encontrar um equilíbrio entre trabalho e lazer, aproveitando cada dia como uma oportunidade para progredir em direção aos nossos objetivos e sonhos.
A vida é valiosa demais para limitar nossa felicidade a apenas dois dias da semana.Com mais de 1,4 milhões de seguidores no Instagram, Hyeser ressalta que não é necessário amar a segunda-feira, mas quando o primeiro dia da semana se transforma em um problema, há algo que precisa ser mudado. "Costumo incentivar as pessoas, mostrando que é na segunda-feira que elas podem produzir e dar um passo a mais em busca dos seus so nhos", diz.
Para atingir mais bem -estar profissional, o especialista lista cinco pontos importantes a serem levados em consideração e a driblar essa "Síndrome do Fantástico". "Antes de tudo, é preciso descobrir o que te motiva. Depois, mudar a percepção que você tem sobre o seu trabalho ou até mesmo estudos.
Com isso, mude seus hábitos e comece a se preparar positivamente para o longo da semana. Por último, tenha um plano para ser bem -sucedido e, por fim, buscar um auxílio profissional para isso", finaliza.
A Coluna Amigo Fit reforça que cada dia é uma oportunidade para se aproximar dos seus sonhos e valorize o equilíbrio entre trabalho e lazer, pois a vida merece ser aproveitada em sua plenitude, não apenas nos finais de semana.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.