Arte coluna Bispo Abner 23 abril 2023Paulo Márcio

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna.” Mateus 5.37.  Infelizmente, temos presenciado ao longo dos anos que as pessoas têm deixado de valorizar a relevância das suas palavras. Como ministro do Evangelho, confesso o quão problemático é não poder distinguir se uma pessoa com a qual convivemos está falando a verdade ou se está mentindo.

A Bíblia é uma obra de envergadura gigantesca. Ela nos apresenta através da fala do Mestre que as palavras dos crentes devem ser: Sim é sim, e não é não. Segundo Cristo, qualquer outra coisa que vem é de procedência maligna. Compreende-se facilmente que esta expressão significa que a pessoa que recorre à mentira está sendo usada pelo maligno. Ao dizer essas palavras, Jesus nos faz ver a relevância da veracidade de nossas palavras em nosso diálogo pessoal, de modo que as nossas palavras satisfaçam, sem recorrer a nenhum juramento, para apresentarmos confiabilidade em nossos acordos.

Alguém certa vez disse: “A sua palavra de honra é a honra do seu caráter, e o seu caráter com honra é a honra da sua palavra”. Emerge neste quadro que não existe meia verdade e nem meia mentira. Percebemos, assim, de modo evidente que devemos recorrer ao sim quando for sim, e ao não quando for não. Se bem observado, podemos ver facilmente na Bíblia que Deus abomina a mentira, por isso não suporta a presença dos mentirosos (Sl 101.7).

Infelizmente, mentir passou a ser uma prática tão costumeiramente usada, que pouca gente ainda se indigna com o uso de informações falsas. Não devemos nos esquecer de que o inimigo de Deus é descrito na Bíblia como o pai da mentira (Jo 8.44). O aprofundamento da temática nos faz entender que em nenhuma ocasião devemos usar o artifício da mentira, nem empregar duplicidade em nossas falas, de modo semelhante devemos garantir a verdade de nossas palavras.

A Bíblia nos mostra de forma muito clara que devemos prestar atenção em cada palavra que professamos. Precisamos lembrar que a Bíblia fala que os mentirosos não herdarão o Reino de Deus (Ap 22.15). Convém estarmos atentos, pois muitos mentem, mesmo sabendo que estão errados. Usando um sentido mais geral, podemos dizer que muitos fazem uso da mentira para se justificarem. Assim, notamos perceptivelmente que muitos mentem para se livrarem de situações embaraçosas, entretanto devemos ter a certeza de que como cristão nem assim é certo deixar de falar a verdade.

Não temos dúvidas de que, como crente em Cristo Jesus, devemos ter compromisso com a verdade diante de Deus. Lembre-se que Jesus se descreveu como sendo a verdade. Disse-lhe Jesus: “[...] Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6). Desse modo, creio ser possível ser verdadeiramente livre da mentira através do conhecimento da Verdade que é Jesus Cristo. Então se você está recorrendo à mentira, não temos dúvidas de que você precisa correr para os pés do Salvador. Pois, ninguém mais vai poder liberar você das amarras do diabo, a não ser o Deus da verdade.

Devemos ser homens e mulheres de apenas uma palavra, para termos crédito perante as pessoas e perante Deus. Paulo nos alerta: “Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” (Efésios 4.25). Ainda sobre essa temática, o sábio diz: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que obram fielmente são o seu deleite.” (Provérbios 12.22).
Assim, te convido a arrepender-se de seus pecados e de suas mentiras. Lembre-se que o povo de Deus deve ser reconhecido como um povo que anda na verdade e pela verdade. Neste sentido, recorremos uma vez mais à fala do apóstolo Paulo: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” (Colossenses 3.9-10). Logo, há um grande princípio: desviar-se da mentira e não se assentar com os mentirosos, pois, ou estamos do lado da verdade ou contra ela.
Bispo Abner Ferreira 

ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração de hoje é para que, como seguidores de Cristo, estejamos sempre conectados nEle, andando na Verdade e pela Verdade que é Jesus.


Fonte: Livro “Ser Relevante”, Autor: Bispo Abner Ferreira, Editora Betel.