Arte coluna Bispo Abner 12 março 2023Paulo Márcio

“Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.” Mateus 5.25-26

Devemos procurar viver em paz com todos. Sendo cada vez mais amigável, bondoso, resignado, pacífico e cortês com as pessoas ao nosso redor. Sabendo respeitar as diferenças uns dos outros em vários aspectos, anseios, atributos, falhas e emoções. Observe-se ainda que devemos usar sempre o bom senso e o respeito mútuo buscando conviver em tranquilidade com todos.

Quando possuímos um coração transformado e regenerado pelo Senhor Jesus, não há mais espaço, em nossa vida, para sentimentos e desejos que faziam parte da nossa velha natureza. O apóstolo Paulo formulou com clareza esta ideia: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2Coríntios 5.17). Podemos ver nas belas palavras do apóstolo que agora somos uma nova criatura! Sendo assim, não devemos mais viver para o pecado. Agora vivemos para agradar a Deus!

Quando Jesus entra no nosso coração, Ele começa uma grande mudança. A despeito deste pensamento é como se morrêssemos e nascêssemos de novo. Diante dessa verdade, como não lembrar que como nova criatura devemos viver em paz uns com outros (Romanos 12.17-18). Não é difícil perceber que Jesus nos adverte a evidenciar apreço uns pelos outros, até mesmo aqueles que entendemos serem nossos adversários. Podemos ver nas Escrituras que a amizade é um presente da vida e um dom de Deus. A amizade é tão admirável que o próprio Jesus se exibe como amigo: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (João 15.15).

Brota como resposta que nos relacionamentos humanos somos presenteados com verdadeiras amizades. Paulo por diversas vezes se preocupa em instruir sobre a importância do companheirismo. “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12.10). Desse modo, devemos possuir o entendimento de que uma amizade verdadeira é um tesouro na vida de qualquer pessoa. A paz entre os homens é tão admirável que Jesus fala sobre a urgência de buscá-la. “Concilia-te depressa [...]” (Mateus 5.25). A amizade sincera é o melhor jeito de se evitar incidentes no relacionamento com o próximo.

Se bem observado o Senhor Jesus nos chama a atenção com a expressão: “[...] enquanto estás no caminho[...]” (Mateus 5.25), nos fazendo entender que devemos buscar a paz enquanto há tempo. Não há dúvidas de que, quanto mais os dias passam, torna-se maior a probabilidade de se enraizarem as mágoas, causando danos irreparáveis a todos os envolvidos. Estamos convencidos de que é indispensável buscar a paz com todos antes que seja tarde demais e se chegue a situações irreversíveis.

Assim, as palavras do Mestre têm o objetivo de impedir que as desavenças cheguem a um estágio de onde não há mais volta. Para Jesus devemos valorizar a fraternidade e a comunhão entre os homens para evitar as contendas. Observe-se ainda que através dos amigos o Senhor nos amadurece. Podemos dizer que os amigos fiéis são uma representação do cuidado de Deus do Seu conforto e da Sua amorosa presença. Desse modo, podemos perceber que Deus se preocupa tanto com os relacionamentos humanos, que Cristo teve o cuidado de ensinar como restaurá-los.

Para o Mestre devemos procurar a reconciliação logo que surgir uma afronta, para que esta não se consolide e finalize em perdas e resultados que causem prejuízos às pessoas envolvidas. A trajetória percorrida por Cristo nos faz ver que a melhor coisa é não ter inimigos. É algo que não devemos ter, se queremos desfrutar uma melhor qualidade de vida (1João 3.15).
Para finalizar devemos dizer que viver uma vida relevante não se resume apenas em viver em paz com Deus, mas também possuir um relacionamento de paz com todos os homens para que as contendas não atinjam os seguidores do Evangelho.
Bispo Abner Ferreira

ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração de hoje é para pedir ao Pai Celeste que nos ajude a ter humildade para buscarmos o perdão e paz onde for preciso. Que Ele nos conceda o Seu favor e a Sua graça a fim de nos auxiliar na hora de resolver nossos conflitos.


Fonte: Livro “Ser Relevante”, Autor: Bispo Abner Ferreira, Editora Betel.