Arte coluna Bispo Abner 05 março 2023Arte Paulo Esper

“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.” Mateus 5.23-24

Podemos ver na Bíblia que o perdão é muito importante. O perdão revela o amor de Deus e é a solução para muitos problemas. Diante disso devemos buscar ter o coração como o de Jesus: manso e humilde para perdoar a todos os que nos ofenderam e, assim, pedir perdão a quem magoamos.

Assim como Deus nos perdoa através da Sua graça, precisamos perdoar aqueles que nos ofendem. Não é preciso ser especialista no tema para detectar as diversas benesses que o perdão pode proporcionar na vida do homem. Podemos dizer que essa atitude é superpositiva. Afigura-se que a pessoa que possui um coração perdoador demonstra um amor verdadeiro para com os irmãos e consigo mesmo. Podemos ainda dizer que o perdão deve fazer parte da vida do cristão, pois é como um bálsamo para os envolvidos em alguma questão, especialmente para aquele que perdoa.
Falando sobre o perdão, Jesus diz que se estivermos oferecendo no altar a nossa oferta a Deus e nos lembrarmos de que o nosso irmão possui alguma queixa contra nós, devemos deixar a nossa oferta ali, na frente do altar, e ir imediatamente fazer as pazes com o nosso irmão, aí sim, podemos ofertar a Deus. Diante do ensinamento de Cristo através dessa passagem, aprendemos que a reconciliação com nosso irmão necessita vir antes das nossas adorações. Ou seja, a reconciliação não é algo a ser praticado somente entre nós e Deus, mas também para com nossos irmãos.
Devemos ter em mente que o exercício do perdão amolece tanto o nosso coração como o do outro. Pode-se assim falar que Deus não aceita nada com defeito. Podemos citar como exemplo que Davi entendeu que Deus procurava um coração limpo e um espírito reto para adorá-Lo e passou a buscar isso intensamente diariamente da sua vida. Já Ananias e Safira não compreenderam o princípio do coração limpo, dedicado, genuíno, acreditando que poderiam servir a Deus com um coração contaminado pela mentira que os levou à morte. Isto posto, não podemos esquecer que Deus requer de nós uma adoração pura, não uma adoração contaminada pela mentira e pela falta do perdão.

Por isso, se tivermos algum problema com algum irmão, antes de louvar, adorar, orar e pregar precisamos pedir perdão a pessoa com quem tivermos que nos reconciliar. Não podemos deixar de mencionar que o nosso orgulho não nos deixa recorrer ao perdão. Lembre-se que não podemos adorar a Deus se não perdoarmos. Afinal se não perdoar, não podemos ser perdoados.
Foi o próprio Cristo quem disse isto no ensino da oração do Pai Nosso: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” (Mateus 6.14-15). Gostaria de encerrar lembrando que se nós nos negamos a perdoar, interrompemos o fluxo da graça de Deus que emana sobre as nossas vidas.
Bispo Abner Ferreira 

ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração de hoje é para que o Senhor nos permita ter um coração perdoador. Devemos perdoar aqueles que nos ofendem, pois Deus nos tem perdoado muito e não devemos guardar rancor de ninguém.


Fonte: Livro “Ser Relevante”, Autor: Bispo Abner Ferreira, Editora Betel.