"E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém." Mateus 6.13
Não há nenhuma situação que seja difícil para Deus. Podemos dizer, portanto, que podemos estar passando por um momento difícil, entretanto, Ele pode nos livrar de todo e qualquer mal. A importância deste enfoque nos fará ver que diariamente, durante nossa caminhada neste mundo, estamos sujeitos às mais variáveis categorias do mal, afinal Satanás está sempre nos observando esperando a hora certa de atacar. Quando praticamos o mal, caímos sem notar; ruímos sem reparar e, muitas vezes, nem nos erguemos.

A vida é uma constante batalha entre o bem e o mal e nós podemos escolher em qual lado vamos lutar. Diante disso, vemos na oração do Pai Nosso o Senhor Jesus nos informando que devemos orar da seguinte forma: “[...] livra-nos do mal [...]” (Mateus 6.13). E que mal é esse? O mal é Satanás e seus demônios, é o contrário do bem, é o que chamamos de trevas. Vemos nas Escrituras que o papel de Satanás é tentar parar o lado do bem, enquanto o lado de Deus é proteger contra a tentação de sucumbir ao mal. Diante desta verdade, salta os olhos que precisamos muito da ajuda de Deus para nos livrar do mal do mundo.


Devemos orar a Deus para que nos poupe de todo o mal. Assim, como pedir Sua ajuda, Seu socorro, Seu livramento, pois somente Ele pode nos guardar. O apóstolo Paulo diz: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12.21). A fala de Paulo se dá em virtude de o homem procurar andar muitas vezes por caminhos inteiramente tortuosos, que acabam o levando à morte. A esse respeito o livro de Provérbios contém um texto que nos fala sobre o perigo das escolhas erradas: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Provérbios 14.12). Nesta passagem parece repousar que o desejo de praticar o mal nos ronda vinte e quatro horas por dia. Por isso, presenciamos Jesus ensinando que devemos pedir ao Pai que nos livre de todo mal.

Em Sua morte Jesus se entregou ao Pai para que o Seu Reino de bondade triunfasse sobre a mal. Convém notar que Jesus é o portador do Reino de Deus que extingue o mal, fazendo-o ofuscar-se na rapidez de um raio. Ele é Aquele que expulsa o mal. É justo afirmar que podemos estar passando por um momento complexo, entretanto, Deus pode nos livrar de todo e qualquer mal.

Sendo assim, compreende-se facilmente que o Pai é quem pode nos livrar dos males desse mundo, protegendo-nos com Seu amor, visto que Ele nos extraiu da potestade das trevas e nos conduziu para o Reino do Filho do Seu amor (Colossenses 1.13). Que fique bem claro que essa proteção divina que emerge sobre o mal é o fruto do amor de Deus que chega ao extremo da doação total da vida por todos os seres humanos. O amor de Deus é a maior força que existe. Deus é admirável e pode dissolver qualquer mal. João em sua primeira carta diz: “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus [...].” (1João 3.1).

A par destas evidências não é difícil perceber que as atuações do Senhor em favor do ser humano apresentam a eficácia do nosso Deus atuando na vida das pessoas para serem livres dos males que as oprimem e cegam sua compostura de filhos e filhas de Deus. Paulo afirmou: “Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros como para com todos.” (1Tessalonicenses 5.15). Assistimos na fala do apóstolo Paulo que a melhor maneira de combater o mal é se deixar conduzir pelo amor fraterno: “E o Senhor vos aumente, e faça abundar em caridade uns para com os outros, e para com todos, como também abundamos para convosco.” (1Tessalonicenses 3.12). Torna-se bastante claro que o mal precisa ser guerreado com atitudes de amor e benevolência, com um desempenho constante a favor do Reino. Justifica-se, assim, que cabe ao cristão combater o bom combate, correr até o fim e guardar a fé; assim ele receberá a coroa da justiça (2Tm 4.7).

ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração de hoje é para que o Pai nos livre dos ataques do inimigo, para que possamos nos dedicar à prática do bem.

Fonte: Livro “Ser Relevante”, Autor: Bispo Abner Ferreira, Editora Betel.