A vida é uma constante batalha entre o bem e o mal e nós podemos escolher em qual lado vamos lutar. Diante disso, vemos na oração do Pai Nosso o Senhor Jesus nos informando que devemos orar da seguinte forma: “[...] livra-nos do mal [...]” (Mateus 6.13). E que mal é esse? O mal é Satanás e seus demônios, é o contrário do bem, é o que chamamos de trevas. Vemos nas Escrituras que o papel de Satanás é tentar parar o lado do bem, enquanto o lado de Deus é proteger contra a tentação de sucumbir ao mal. Diante desta verdade, salta os olhos que precisamos muito da ajuda de Deus para nos livrar do mal do mundo.
Devemos orar a Deus para que nos poupe de todo o mal. Assim, como pedir Sua ajuda, Seu socorro, Seu livramento, pois somente Ele pode nos guardar. O apóstolo Paulo diz: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12.21). A fala de Paulo se dá em virtude de o homem procurar andar muitas vezes por caminhos inteiramente tortuosos, que acabam o levando à morte. A esse respeito o livro de Provérbios contém um texto que nos fala sobre o perigo das escolhas erradas: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Provérbios 14.12). Nesta passagem parece repousar que o desejo de praticar o mal nos ronda vinte e quatro horas por dia. Por isso, presenciamos Jesus ensinando que devemos pedir ao Pai que nos livre de todo mal.
Em Sua morte Jesus se entregou ao Pai para que o Seu Reino de bondade triunfasse sobre a mal. Convém notar que Jesus é o portador do Reino de Deus que extingue o mal, fazendo-o ofuscar-se na rapidez de um raio. Ele é Aquele que expulsa o mal. É justo afirmar que podemos estar passando por um momento complexo, entretanto, Deus pode nos livrar de todo e qualquer mal.
Sendo assim, compreende-se facilmente que o Pai é quem pode nos livrar dos males desse mundo, protegendo-nos com Seu amor, visto que Ele nos extraiu da potestade das trevas e nos conduziu para o Reino do Filho do Seu amor (Colossenses 1.13). Que fique bem claro que essa proteção divina que emerge sobre o mal é o fruto do amor de Deus que chega ao extremo da doação total da vida por todos os seres humanos. O amor de Deus é a maior força que existe. Deus é admirável e pode dissolver qualquer mal. João em sua primeira carta diz: “Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus [...].” (1João 3.1).
A par destas evidências não é difícil perceber que as atuações do Senhor em favor do ser humano apresentam a eficácia do nosso Deus atuando na vida das pessoas para serem livres dos males que as oprimem e cegam sua compostura de filhos e filhas de Deus. Paulo afirmou: “Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros como para com todos.” (1Tessalonicenses 5.15). Assistimos na fala do apóstolo Paulo que a melhor maneira de combater o mal é se deixar conduzir pelo amor fraterno: “E o Senhor vos aumente, e faça abundar em caridade uns para com os outros, e para com todos, como também abundamos para convosco.” (1Tessalonicenses 3.12). Torna-se bastante claro que o mal precisa ser guerreado com atitudes de amor e benevolência, com um desempenho constante a favor do Reino. Justifica-se, assim, que cabe ao cristão combater o bom combate, correr até o fim e guardar a fé; assim ele receberá a coroa da justiça (2Tm 4.7).
ORAÇÃO DO DIA:
Nossa oração de hoje é para que o Pai nos livre dos ataques do inimigo, para que possamos nos dedicar à prática do bem.
Fonte: Livro “Ser Relevante”, Autor: Bispo Abner Ferreira, Editora Betel.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.