A situação ocorreu em 2011Reprodução/SBT

José Luiz Datena compartilhou detalhes sobre os desafios financeiros que enfrentou após deixar a Record em 2011. Contratado para apresentar o "Cidade Alerta", ele permaneceu apenas 45 dias na emissora antes de decidir encerrar o contrato, o que resultou em uma multa milionária. O apresentador revelou que teve que arcar com o pagamento de 10 milhões de dólares, cerca de 60 milhões de reais atualmente.
Em entrevista ao colunista Flávio Ricco, no canal Leo Dias TV, Datena explicou que, apesar de ser aconselhado a não pagar a dívida, optou por cumprir o acordo. “Quando eu fui para a Record, eu mudava de televisão que nem eu mudava de camisa. Eu saí da Record e fui para um monte de lugar. Mas, eu fiquei lá 45 dias. Eu paguei a multa de 10 milhões de dólares, mas fui aconselhado a não pagar”, contou.
Atualmente no comando do "Tá na Hora", no SBT, o jornalista revelou que precisou perder quase tudo para saldar a dívida. “Um cara me falou: ‘Ninguém paga multa no Brasil. Isso não existe, isso é a maior multa da televisão mundial’. Ninguém nunca pagou multa de dez milhões de dólares, que eu saiba não, a não ser na televisão americana. Hoje dá sessenta milhões de reais. Eu perdi quase tudo, perdi casa, perdi carro, mas recuperei”, relatou ele.
Após deixar a Record, Datena retornou à Band e teve que se ajustar a um salário bem inferior ao que recebia antes. “Se eu não pagar [a multa], como é que eu vou falar o que eu falo na TV para as pessoas serem honestas?”, refletiu. Apesar das dificuldades financeiras no período, o apresentador afirmou que conseguiu se reerguer. “Foi um perrengue desgraçado, mas recuperei um dinheiro suficiente para viver com minha mulher hoje. Não sou rico, milionário. Mas consigo viver bem e não preciso trabalhar mais, se não quiser. Só que, se parar, vou deixar de ajudar muita gente”, concluiu José Luiz Datena.