O projeto de lei agora seguiu para a Câmara dos DeputadosReprodução/Instagram

O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (28), um projeto de lei que limita a divulgação de propagandas relacionadas a casas de apostas. De acordo com a proposta, atletas, influenciadores digitais, artistas, comunicadores e autoridades estão proibidos de fazer propagandas para as Bets. Após a repercussão do caso, uma das pessoas que falou sobre o assunto foi a deputada federal Erika Hilton, que comemorou a decisão.
Na postagem feita na rede social X, antigo Twitter, a parlamentar deu mais detalhes do projeto de lei. "Recebo com felicidade a notícia de que, após as cenas aberrantes que vimos na semana passada, o Senado acaba de aprovar um PL para PROIBIR que influencers, atletas e artistas façam publicidade das bets. Além disso, são criadas outras regras, como a proibição de uso de mascotes como o 'tigrinho' e o 'coelhinho' pelas plataformas e caça-níqueis online", escreveu ela.
Hilton também garantiu que defenderá a aprovação do projeto. "Ainda não tive como ler a íntegra do PL, mas podem ter certeza que, assim que ele chegar na Câmara, ele não apenas terá meu apoio, como trabalharei para que ele seja mais rígido ainda, caso eu encontre alguma lacuna", disse.
Apesar de o projeto de lei possuir as proibições referentes aos famosos, ele abre exceção para ex-esportistas, desde que tenham encerrado suas atividades há pelo menos cinco anos. Outro ponto importante é que, inicialmente, a proposta sugeria uma restrição total à presença dessas plataformas em qualquer canal de mídia. Porém, após debates, os parlamentares optaram por um texto mais equilibrado, com foco em ações que possam impactar especialmente o público infantojuvenil, considerado mais vulnerável ao apelo desse tipo de divulgação. O texto agora seguirá para a Câmara dos Deputados.