Zainab Jama, de 23 anos, fez um desabafo emocionante e corajoso ao revelar um trauma vivido na infância. Candidata da Somália no 'Miss Mundo 2025', ela contou que, aos 7 anos, foi vítima de mutilação genital feminina (MGF), uma prática que, infelizmente, ainda persiste em diversas culturas e que viola os direitos humanos.
No relato feito durante a etapa "Head to Head" do 'Miss Mundo 2025', a Miss Somália, compartilhou o trauma da infância. Aos prantos, ela contou que foi levada por três mulheres sem formação médica que utilizaram uma lâmina em condições insalubres e sem qualquer anestesia.
"Eu gritava de dor. Não havia conforto, apenas sangue e um silêncio ensurdecedor. Eu lembro de chorar e pedir para que parassem, mas a mulher me mandou ficar quieta, ser forte e orgulhosa, que aquilo era parte da nossa tradição. Minha infância acabou naquele dia", disse ela emocionada.
Segundo a candidata, após a mutilação, ela ficou isolada por dias em um quarto escuro, com as pernas amarradas, sofrendo de dores físicas e psicológicas. Para Zainab Jama, a lembrança daquele momento traumático ainda marca sua vida. "Minha história é a história de milhões de meninas que foram silenciadas e tiveram sua infância roubada", declarou.
No desabafo, a Miss Somália espera que, ao compartilhar sua história, possa conscientizar e ajudar a evitar o sofrimento de outras meninas. "Como sobrevivente da mutilação genital feminina, falo pelos milhões de meninas cujas vozes foram silenciadas antes que tivessem a chance de viver livremente", diz.
Trigger Warning: FGM
Miss World Somalia 2025, Zainab Jama, turned her pain into purpose by speaking out against FGM. Her courage is unmatched.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.