O cartão de crédito benefício do INSS foi uma novidade divulgada para os beneficiários. Ele é mais uma opção de crédito caso os segurados já tenham usado toda a margem para o empréstimo consignado e para o cartão de crédito consignado. Contudo, apenas está disponível para aposentados, pensionistas e quem recebe Benefício de Prestação Continuada-BPC/Loas.
No mês de março ficou decidido que as taxas de juros dos consignados iriam diminuir, tornando mais barata a contratação para os beneficiários do INSS. O cartão benefício também entrou nessa diminuição da taxa de juros. Uma boa notícia!
Os aposentados, pensionistas e quem recebe BPC/Loas podem contratar os chamados consignados, que são empréstimos que possuem o desconto diretamente da conta dos beneficiários. Ainda no ano passado teve a liberação de mais um cartão que é uma modalidade de consignado. O cartão benefício do INSS chegou com a promessa de ser mais uma opção para quem já havia usado toda a margem dos consignados, mas que ainda precisava de dinheiro.
De maneira geral, ele possui as mesmas condições de pagamento do cartão de crédito consignado. São as mesmas taxas de juros, mesmos valores liberados e mesma margem para contratar. Mas, ele permite contratar um auxílio funeral e um seguro de vida. Juntamente com os outros consignados, o cartão benefício também teve a taxa de juros diminuída.
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) definiu a diminuição da taxa de juros do empréstimo consignado de 2,14% ao mês para 1,97% ao mês e do cartão de crédito e cartão benefício de 3,06% ao mês para 2,89% ao mês. A margem para o empréstimo consignado é de 35%. Ou seja, os beneficiários podem usar esse percentual para pagar as parcelas contratadas. Já os cartões possuem margem de 5%.
Ambos os cartões não possuem anuidade e permitem que 70% do valor contratado seja sacado em dinheiro. Os outros 30% ficam como limite de crédito para compras. Assim como para o empréstimo consignado, os cartões não exigem "nome limpo", apenas margem disponível.
Você já conhecia o cartão benefício do INSS? Se não conhecia e precisa de algum dinheiro, ele é uma opção para você pagar menos em juros. Basta contatar uma instituição financeira que seja de sua confiança.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode acompanhar meu canal no Youtube João Financeira e meu perfil do Instagram @joaofinanceiraoficial.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.