Uma grande novidade para os atendimentos do INSS foi anunciada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi,  no dia 17 de abril. A autarquia federal agora vai dispor de atendimento pelo WhatsApp. O intuito é facilitar a comunicação entre o órgão e os segurados/beneficiários. A princípio, a plataforma será para informar sobre as perícias e fazer alertas sobre os benefícios. Até o momento, o INSS não tinha atendimento por esse canal, apenas pela Central 135, pelo site ou aplicativo Meu INSS ou de forma presencial pelas agências. Confira mais informações sobre o WhatsApp do INSS.
Antes de mais nada, precisamos concordar que em meio a era digital em que vivemos, o INSS estava um tanto atrasado em relação ao seu atendimento. O WhatsApp é, de fato, um facilitador, pois as mensagens são instantâneas e quase todas as pessoas possuem acesso a ele no nosso país. Essa é uma alternativa para as informações mais rápidas e menos burocráticas.
Mas, apesar desse lado bom do atendimento pelo WhatsApp, também precisamos concordar que os cuidados dos beneficiários ao repassar informações pelo aplicativo devem ser redobrados. Isso porque não é incomum que os beneficiários caiam em golpe justamente por passar informações e dados que não deveriam para os golpistas, que geralmente abordam pelo WhatsApp.
Por conta disso, os beneficiários precisam ficar atentos quando abordados pelo INSS pelo WhatsApp. Certamente, o INSS fará uma ampla divulgação do seu número para que não haja esse tipo de problema.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em uma reunião com gestores do INSS em Fortaleza, Ceará, o aplicativo será testado por um mês. Lupi disse ainda que governo firmará acordos com outras pastas, como os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário, além da Marinha, para o compartilhamento de dados de outras bases cadastrais, como o Cadastro Único (CadÚnico). Segundo ele, isso pode auxiliar em demandas de benefícios como seguro defeso do pescador artesanal.
O INSS ainda não anunciou qual a data para início do atendimento pelo WhatsApp. Da mesma forma, não repassou se o atendimento será primeiramente para um grupo específico de pessoas como teste ou se será para todos.
Em um primeiro momento, o atendimento do INSS será apenas do órgão para o segurado. Não se sabe se será disponibilizado para que os beneficiários entrem em contato com o INSS ou se somente o órgão federal é que vai encaminhar as mensagens. Os detalhes vêm sendo discutidos internamente.
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João Adolfo de Souza