Arte coluna aposentados 25 junho 2025Arte Paulo Márcio

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma mudança importante para quem precisa do auxílio por incapacidade temporária, popularmente conhecido como auxílio-doença. A partir de agora, o benefício poderá ser concedido por até 60 dias apenas com a apresentação de atestado médico, sem a exigência de perícia presencial. A nova regra vale por 120 dias e já está em vigor.
Benefício sem sair de casa
O procedimento, que ficou conhecido como Atestmed, permite ao trabalhador enviar o atestado médico diretamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS. O documento precisa conter informações como a data de início do afastamento, o tempo de repouso indicado e a identificação do profissional de saúde com assinatura e número do registro.
Esse formato, que surgiu durante a pandemia, visa agilizar o acesso ao benefício e reduzir a fila de espera. Para quem trabalha com carteira assinada, os primeiros 15 dias de afastamento continuam sendo pagos pela empresa. A partir do 16º dia, o INSS assume a responsabilidade pelo pagamento.
E se o afastamento passar de 60 dias?
Caso o segurado precise continuar afastado após os 60 dias iniciais, será necessário fazer o pedido de prorrogação no próprio Meu INSS. Essa solicitação deve ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência do fim do benefício. Nessa etapa, será preciso agendar uma perícia médica presencial.
A medida vem para corrigir os transtornos causados por alterações anteriores, que haviam limitado o auxílio a 30 dias, gerando dúvidas e aumentando a fila de espera por avaliações médicas.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube João Financeira e no meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.