Arte coluna aposentados 11 junho 2025Arte Paulo Márcio

Em 2025, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ter direito a um valor maior mensalmente, graças a revisões que corrigem erros ou omissões no cálculo da aposentadoria. São nove situações comuns que permitem solicitar o aumento do benefício, inclusive com possibilidade de receber valores retroativos.
Quem pode pedir revisão do INSS?
Segurados que trabalharam em ambientes insalubres ou perigosos, como fábricas, hospitais ou construção civil, podem ter direito a contabilizar o tempo com contagem diferenciada. Também têm direito à revisão aqueles que trabalharam no campo sem contribuir formalmente, ex-militares, alunos-aprendizes, além de quem venceu ações trabalhistas ou fez recolhimentos fora do prazo.
Quais são os tipos de revisão mais comuns?
Entre as principais revisões possíveis estão: tempo de atividade insalubre ou perigosa; trabalho rural sem contribuição; revisão de tempo de serviço público; atualização do cálculo com base no reajuste do salário mínimo; inclusão de serviço militar e período como aluno-aprendiz; recolhimentos atrasados; reconhecimento de períodos sem contribuição, mas com atividade exercida; revisão do chamado Buraco Negro (para quem se aposentou entre 1988 e 1991); e inclusão de vínculos reconhecidos em processos trabalhistas.
Como solicitar a revisão do benefício?
O pedido pode ser feito sem sair de casa, pelo site ou aplicativo Meu INSS. Após o login, o segurado deve acessar a aba “Revisão”, preencher o formulário e anexar os documentos que comprovam o direito. Também é possível acompanhar o andamento da solicitação diretamente pelo sistema ou pela Central 135.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube João Financeira e no meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.