Arte coluna aposentados 11 junho 2025Arte Paulo Márcio
Segurados que trabalharam em ambientes insalubres ou perigosos, como fábricas, hospitais ou construção civil, podem ter direito a contabilizar o tempo com contagem diferenciada. Também têm direito à revisão aqueles que trabalharam no campo sem contribuir formalmente, ex-militares, alunos-aprendizes, além de quem venceu ações trabalhistas ou fez recolhimentos fora do prazo.
Entre as principais revisões possíveis estão: tempo de atividade insalubre ou perigosa; trabalho rural sem contribuição; revisão de tempo de serviço público; atualização do cálculo com base no reajuste do salário mínimo; inclusão de serviço militar e período como aluno-aprendiz; recolhimentos atrasados; reconhecimento de períodos sem contribuição, mas com atividade exercida; revisão do chamado Buraco Negro (para quem se aposentou entre 1988 e 1991); e inclusão de vínculos reconhecidos em processos trabalhistas.
O pedido pode ser feito sem sair de casa, pelo site ou aplicativo Meu INSS. Após o login, o segurado deve acessar a aba “Revisão”, preencher o formulário e anexar os documentos que comprovam o direito. Também é possível acompanhar o andamento da solicitação diretamente pelo sistema ou pela Central 135.
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube João Financeira e no meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.