aposenta1junARTE KIKO
Desde sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS podem procurar uma das mais de cinco mil agências dos Correios em todo o Brasil para verificar se houve algum desconto associativo indevido em seus benefícios. O atendimento é voltado especialmente para quem tem dificuldade com internet ou telefone, oferecendo uma alternativa presencial, segura e gratuita.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Previdência Social e os Correios, que pretende garantir um acolhimento humanizado e acessível para segurados que enfrentam barreiras tecnológicas. Quem tiver dúvidas sobre o local de atendimento pode consultar a agência mais próxima diretamente pelo site dos Correios ou pela Central 135. Mesmo com esse novo canal, os meios preferenciais continuam sendo o aplicativo Meu INSS, o site oficial e o telefone 135. Ou seja, quem já utilizou um desses recursos para consultar ou contestar descontos, não precisa ir até uma agência dos Correios.
Para receber atendimento presencial, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto. Não é necessário levar extrato bancário, contracheque ou comprovantes. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de ir pessoalmente, o atendimento poderá ser feito por um representante legal, com procuração autenticada. Nesses casos, o acesso será limitado apenas à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
O serviço será prestado em uma plataforma específica, sem ligação direta com os sistemas internos de pagamento de benefícios, garantindo privacidade total das informações. Durante o atendimento, será possível consultar se houve algum desconto indevido, solicitar contestação, reconhecer autorizações anteriores, acompanhar resultados após 15 dias úteis, analisar a documentação enviada pelas entidades e receber um protocolo impresso com orientações sobre como acompanhar o processo pelo 135 ou pelo Meu INSS.
O serviço nas agências dos Correios será permanente, sem data limite para solicitar ressarcimentos. O INSS orienta que não há necessidade de correr nos primeiros dias, já que todos serão atendidos com tranquilidade. Além disso, o governo informou que está em fase de planejamento a ampliação do serviço para áreas mais afastadas, com ações itinerantes e busca ativa, garantindo que mesmo moradores de regiões distantes possam ser assistidos.
O INSS alerta que nenhum servidor da Previdência ou dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa. Caso alguém apareça se identificando como funcionário para oferecer ajuda, é golpe. O atendimento está sendo feito exclusivamente pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS, site gov.br/meuinss, central 135 e, desde o dia 30 de maio, nas agências dos Correios.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.