Gastão Reisdivulgação

Não, caro(a) leitor(a), não estou me referindo aos trapalhões Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, que já nos proporcionaram boas risadas. Estou falando dos trapalhões que atuam na esfera organizacional, ou seja, Lula e sua inepta equipe do PT. Diferentemente da competência dos socialistas nórdicos, da Noruega e da Suécia, os da América Latina revelam singular capacidade de cometer inúmeras trapalhadas nas áreas da política e da economia.
Em artigo anterior, eu fazia a sensata sugestão para que a esquerda latino-americana ao invés de fazer visitas a países como Cuba e Venezuela, que se dirigissem àqueles citados no parágrafo anterior para aprender como administrar com sucesso seus países, evitando obrigar seus habitantes a fazer regime de emagrecimento forçado. E infernizar suas vidas com a escassez de bens corriqueiros à sobrevivência humana.
Dentre as várias decisões arbitrárias e incompetentes do STF, cabe a referente ao terceiro mandato de Lula ao descondená-lo, o que lhe permitiu ser candidato e obter mais um mandato presidencial. É sempre notável o fato de a grande mídia não abordar a questão de Lula só ter vencido na região Nordeste, perdendo para seu opositor nas outras quatro grandes regiões geográficas brasileiras. Estranho também é o silêncio sobre ser esta a raiz da rejeição a Lula, que só faz crescer, abarcando agora inclusive o Nordeste.
Razões para a desilusão daqueles que votaram em Lula são numerosas; e entre os que não votaram nele fica aquele clima do “Bem que eu avisei”, representativo do(a)s brasileiro(a)s que compõem cerca de 75% da população do País contra os 25% que vivem no Nordeste. Neste momento, a última pesquisa da Quaest revela a elevada rejeição de Lula, confirmada pelo fato de 59% da população não quererem que ele seja candidato em 2026. E não parece ser o caso de que a maré possa ser revertida. Nem ele, nem Bolsonaro. Este se defronta com 67% da população desejando que ele apoie outro candidato à presidência.
É mais uma daquelas sinucas de bico em que Lula se meteu. Muito provavelmente deve estar repensando o que fazer daqui para frente. Afinal, perder uma eleição para um quarto mandato seria humilhante. Em especial, quando tem a desculpa da idade, que pesaria cada vez mais, ou mesmo mentir alegando problemas de saúde, recurso em que ele é um craque consumado.
Para piorar, Lula tem feito declarações gratuitas e desastradas, sem pé nem cabeça, como aquela em que os culpados são os consumidores de drogas e não os narcotraficantes. Aliás, ficou evidente para todo o país o desconforto de Lula com a operação de 12 de outubro comandada por Cláudio Castro. O governador conseguiu atingir chefões do narcotráfico, que, cada vez mais, encontravam um porto seguro nas comunidades da Penha e do Complexo do Alemão.
As negociações com Trump estão sendo postas em risco pelas viagens de Lula, em plena COP30, à Venezuela e à Colômbia, países cujos governos estão sendo acusados por Trump de estarem a serviço do narcotráfico. A despeito de as negociações em relação ao tarifaço de 50% prosseguirem, elas só devem prosperar se houver interesse dos empresários americanos em jogo. Foi o caso do café, da laranja e da carne, em que o Brasil é grande fornecedor dos EUA. Quanto às reduções significativas do tarifaço na maioria dos mais de 9 mil produtos brasileiros atingidos, é discutível que venham a ser beneficiados.
Quanto à COP30, fórum global de debate sobre as mudanças climáticas, em Belém do Pará, as críticas à organização podem ser debitadas,em boa medida, à incompetência administrativa da equipe petista, não obstante a presença de outras entidades internacionais. Preços de hospedagem na lua, refeições com valores exorbitantes, banheiros sujos e falhas e deficiências do ar condicionado numa cidade cujas temperaturas são muito elevadas. Y otras cositas más...

A falha maior, para variar, foi na segurança, apesar de ter sido decretada a GLO – Garantia da Lei e da Ordem pelo governo federal. Um abrangente sistema de segurança que inclui até o Exército, e que deixou a desejar. A manifestação dos indígenas locais, armados de arcos e flechas, acabou invadindo a Área Azul privativa dos delegados, onde aconteciam as negociações. As forças de segurança foram capazes de contê-los. Os policiais no local “explicaram” depois que receberam ordens para não intervir. O primeiro-ministro alemão, após consultar sua equipe e jornalistas alemães, abandonou a COP30 na sexta-feira, 14.11.2025, dizendo-se aliviado em estar indo embora de Belém.
A ONU, por sua vez, enviou carta ao Brasil cobrando segurança adequada e da própria estrutura de realização da COP30. Os comerciantes locais aparentemente viram no evento uma oportunidade de faturarem somas astronômicas sem maiores preocupações com a imagem que os delegados, convidados e público visitante iriam levar da cidade. Provavelmente, vão ficar com a lembrança de um pesadelo, de uma experiência desagradável, riscando a cidade do mapa como ponto turístico a ser revisitado.
A questão maior em aberto foi o resultado efetivo da COP30 em termos dos objetivos a serem alcançados e o apoio financeiro para torná-los realidade. O que se sabe é que, no passado, o número de chefes de Estado presentes já foi muito mais expressivo, tendo atingido até 150 deles. Este número veio caindo, oscilando entre 120 e apenas 50. O pior resultado foi o desta COP30 em que apenas 18 deles estiveram presentes. O número é mais que sugestivo quanto à falta de compromissos efetivos com as metas da COP30.
É sintomático que os três maiores poluidores, China, EUA e Índia, não tenham se dado ao trabalho de estarem presentes. Fica a certeza de que não acreditam que as emissões globais de poluentes oriundas levem o planeta a atingir em 2050 um aquecimento global de 2,8ºC, praticamente o dobro da meta de 1,5ºC capaz de manter o planeta terra seguro, sem sofrer os piores efeitos do aquecimento global.
E foi assim que o Brasil foi vítima de passar vergonha junto à comunidade internacional, tendo outras alternativas. Lamentável!

Nota: Veja “Dois minutos com Gastão Reis: Que um mau governo dure pouco”, ou pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=SC10Na2puY4&t=14s


E-mail: gastaoreis2@gmail.com