O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), e seu fiel escudeiro Rodrigo Neves — secretário executivo do município e padrinho/antecessor de Grael — estão em um périplo em Brasília. Nesta terça-feira (14), a dupla esteve com o ministro da Economia Fernando Haddad e o Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.
A pauta incluiu temas nacionais, como o novo arcabouço fiscal e, dentro da reforma tributária a ser discutida no Congresso, a importância de os municípios terem autonomia financeira. A dupla da Terra de Arariboia também levou a experiência da cidade com o Fundo Soberano e entregou o relatório da agência de classificação de risco Standard and Poors, que deu nota AAA à cidade.
Na noite de ontem, após as reuniões da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o compromisso foi com o aliado de 2022 Eduardo Paes (PSD). No cardápio, a continuidade da frente contra a extrema direita.
Mais cedo, eles estiveram com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Depois de concorrerem um contra o outro em 2022 pelo Governo do Rio, Freixo e Neves se aproximaram na campanha de segundo turno de Lula — e agora, a ideia é trabalharem em sintonia para levar eventos de peso à antiga capital do Rio. Alguns eventos já na agenda são o Congresso Brasileiro de Trilhas e o Congresso Brasileiro de Manguezais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.