A deputada Lucinha (PSD) e o deputado Yuri (PSOL) durante a sessão legislativa desta quarta-feira (29)Reprodução

Depois do bafafá de ontem (28) na Alerj, a sessão plenária desta quarta-feira (29) seguiu em ânimos mais calmos. Em um clima amistoso, a deputada Lucinha (PSD) conseguiu emplacar uma indicação legislativa, que estava prestes a ser adiada, após o colega da bancada psolista Yuri retirar suas emendas para ajudar a agilizar a proposta. O projeto criado por parlamentares da CPI dos Trens solicita ao governador do Rio a instauração de um grupo de trabalho para definir novas regras de revisão tarifária para o modal.

A Rainha de Santa Cruz esbravejou ao ver que sua indicação legislativa seria novamente enviada às comissões, por causa de emendas do PSOL. Porém, a luz para o projeto foi o próprio líder da bancada, Yuri, que se dirigiu ao microfone para acertar as contas com a deputada. Aos sorrisos, o parlamentar abriu mão das emendas, mas pediu à Lucinha que olhasse com carinho as solicitações retiradas do documento.

“O PSOL fez uma emenda para tentar favorecer a participação do movimento sindical, mas em respeito ao encaminhamento da CPI e do trabalho árduo que foi feito pela Lucinha e pelos demais deputados, eu retiro as emendas para que a gente possa aprovar essa indicação legislativa de extrema importância. E claro, depois da articulação, peço à deputada que a gente possa incluir as entidades sindicais quando houver o diálogo com o Executivo, porque estamos cansados de ver Conselhos e espaços como esses ocupados por entidades da sociedade civil que são parceiras da base política do governo”, declarou.
*Gustavo Braz, sob a supervisão de Aline Macedo.